Violência (ir)real? Contributo para uma reflexão acerca do impacto da violência dos jogos electrónicos nas crianças e nos jovens

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Violência (ir)real? Contributo para uma reflexão acerca do impacto da violência dos jogos electrónicos nas crianças e nos jovens

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dc.contributor.author Ferreira, Patrícia Arriaga
dc.date.accessioned 2010-01-06T17:25:03Z
dc.date.available 2010-01-06T17:25:03Z
dc.date.issued 2001
dc.identifier.issn 1645-2585
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/650
dc.description.abstract Na actualidade os jogos electrónicos são um entretenimento muito popular, fazendo parte do quotidiano de muitas crianças e jovens e ocupando um lugar de destaque nos seus interesses. Porém, o excesso de violência em alguns jogos tem contribuído para a legítima inquietação em torno dos seus efeitos na população mais jovem. Com base nas teorias que têm contribuído para a investigação no domínio dos efeitos da exposição à violência transmitida pelos media, este artigo procura reflectir sobre o impacto que a utilização de jogos, com conteúdos de violência, poderá exercer nos jogadores mais jovens. Tecem-se algumas considerações a propósito dos discursos que emergem sobre esta temática e,por fim, apresentam-se algumas estratégias de intervenção. por
dc.format application/pdf
dc.format.extent 77215 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso por
dc.publisher Edições Universitárias Lusófonas
dc.rights openAccess
dc.subject COMUNICAÇÃO POR
dc.subject JOGOS DE COMPUTADOR POR
dc.subject CRIANÇAS POR
dc.subject VIOLÊNCIA INFANTIL POR
dc.subject COMMUNICATION en
dc.subject COMPUTER GAMES en
dc.subject CHILDREN en
dc.subject CHILD VIOLENCE en
dc.title Violência (ir)real? Contributo para uma reflexão acerca do impacto da violência dos jogos electrónicos nas crianças e nos jovens por
dc.type article
dc.description.abstract2 Currently, electronic games are a very popular form of entertainment. They are part of the daily activity of many children and teenagers and are high on their list of interests. However, the extreme violence in certain games has contributed to a rightful concern regarding its effects on youth. Based on the theories that have contributed to research in the field of the effects of exposure to media violence, this paper seeks to reflect upon the impact that the use of games with violent content may have on younger players. Some considerations are made with respect to the speeches that emerge about this theme and, finally, several intervention strategies are presented. eng


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ferreira_violenciairreal_#1de1.pdf 75.40Kb PDF View/Open

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