Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo

DSpace/Manakin Repository

Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo

Apresentar o registro completo

Título: Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo
Autor: Pinto, Fernanda
Resumo: Pretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).
URI: http://hdl.handle.net/10437/6376
Data: 2011


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
caderno_investigacao_aplicada_n5_75-84.pdf 200.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta