Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying

DSpace/Manakin Repository

Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying

Apresentar o registro completo

Título: Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying
Autor: Pereira, Fernando Oliveira
Resumo: No estudo da violência, em geral, e da violência escolar, em particular, têm sido predominantes as perspectivas da epidemiologia e da fenomenologia sociais. O presente artigo dá maior ênfase à perspetiva psicológica, estrutural e funcional, dos comportamentos de violência. Após breve exposição histórica das abordagens à violência são especificados os princípios e os critérios utilizados na avaliação e no diagnóstico, geral e diferencial, da violência. De seguida são caraterizados as modalidades, as formas instrumentais, a natureza dos canais de execução e materialização, as motivações e as causas prováveis da violência escolar entre pares, também conhecida por bullying. O artigo expõe os dados sobre a incidência dos tipos de agressão mais praticados na escola, revelando em que género e faixas etárias são mais requentes, e os locais onde ocorrem com mais frequência os atos de violência entre pares.Os atores envolvidos nos atos de agressão e violência – os agressores, as vítimas e os espetadores – são descritos e caraterizados. Finalmente são apresentados modelos psicológicos explicativos da formação, desenvolvimento e estrutura da violência, em especial da violência juvenil entre pares na escola.
URI: http://hdl.handle.net/10437/6374
Data: 2011


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
caderno_investigacao_aplicada_n5_28-52.pdf 578.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta