Os saberes dos professores da Educação de jovens e adultos/EJA e suas Relações com os saberes mobilizados na formação continuada

DSpace/Manakin Repository

Os saberes dos professores da Educação de jovens e adultos/EJA e suas Relações com os saberes mobilizados na formação continuada

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, José Bernardino, orient.
dc.contributor.author Dionízio, Elitânia Patrícia Pereira
dc.date.accessioned 2015-06-03T09:06:32Z
dc.date.available 2015-06-03T09:06:32Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6345
dc.description Orientação : José Bernardino Pereira Duarte pt
dc.description.abstract Esta pesquisa trata dos saberes acumulados na experiência dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas relações com os saberes que se constroem durante a formação continuada, com o objetivo de identificar de que forma esta formação contribui no processo de construção desses saberes e em quais aspectos da prática pedagógica ocorrem resistência aos saberes trabalhados na referida formação. Para a consecução desses objetivos, utilizou-se a pesquisa qualitativa-interpretativa. Para a coleta dos dados,considerou-se a entrevista semiestruturada, a forma mais adequada para colher informações dos sujeitos pesquisados, compostos de oito professores da EJA, duas coordenadoras ligadas a esta modalidade de ensino e o secretário de educação do município. A análise de conteúdo de Bardin (2011) foi a metodologia utilizada para o estudo das categorias apresentadas. Freire (1996), Tardif (2010) e Nóvoa (1992), entre outros, forneceram os subsídios teóricos para tais estudos. Os resultados alcançados apontam para uma formação continuada distante das especificidades da EJA, muitas vezes desvinculada da real necessidade de aprendizagem do professor e do aluno deste segmento educacional. pt
dc.description.abstract This research aims to investigate the accumulated knowledge on the experience of teachers of Youth and Adults Education (EJA) and its relations with the knowledge that it build during the continuous education, with the purpose of identifying how this training helps in the construction of this knowledge and which aspects about the pedagogical practice occurring resistance to worked knowledge in that training. For obtain these objectives, the research used qualitative-interpretative method. To collect the data, we considered the semi-structured interview, the most appropriate way to collect information of the studied subjects, composed of eight teachers of EJA, two coordinators related to this type of education and the municipal education secretary. A content analysis of Bardin (2011) method was used to study the presented categories. Freire (1996), Tardif (2010) and Nóvoa (1992), among others, provided the theoretical basis for such studies. The obtained results point to the inexistence of a national policy of teacher education, and continuous education is far from the specifics of EJA which is often unlinked from the real need for teacher learning and student of this educational segment. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS pt
dc.subject YOUTH EDUCATION en
dc.subject EDUCAÇÃO DE ADULTOS pt
dc.subject ADULT EDUCATION en
dc.subject FORMAÇÃO CONTÍNUA pt
dc.subject CONTINUING EDUCATION en
dc.subject PROFESSORES pt
dc.subject TEACHING en
dc.title Os saberes dos professores da Educação de jovens e adultos/EJA e suas Relações com os saberes mobilizados na formação continuada pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201252279


Files in this item

Files Size Format View
DISSERTAÇÃO ELITANIA.pdf 1.833Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account