Preciso de ser … : perceção de alunos com DID relativamente à sua transição para a vida activa

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Preciso de ser … : perceção de alunos com DID relativamente à sua transição para a vida activa

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Title: Preciso de ser … : perceção de alunos com DID relativamente à sua transição para a vida activa
Author: Dias, Maria Teresa das Neves Carvalho
Abstract: Esta dissertação tem como tema “A perceção de jovens com DID sobre a transição para a vida ativa”. Tendo em conta a problemática apresentada, através deste projeto de investigação pretendeu-se saber a perceção de adolescentes/jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID), face sua preparação para a inserção na vida ativa, avaliar a perceção dos alunos/formandos relativamente aos obstáculos/facilidades inerentes ao próprio processo de inclusão na Transição para a Vida Adulta e procurar perceber os fatores que podem interferir e influenciar os seus sonhos e futuras ambições. Para pesquisar as perspetivas que os alunos/formandos têm acerca da sua preparação para a entrada no mercado de trabalho optámos por um estudo de caso. Assim, realizámos uma investigação de carácter qualitativo, com recurso à entrevista diretiva com três jovens estudantes com DID, como instrumento de recolha de dados. Verificou-se que a escola/centro de formação tem um papel importante em termos de inclusão social e de formação, sendo os estágios experiências mais ou menos enriquecedoras, mas que necessitam de supervisão. Todos manifestaram vontade de ingressar no mercado de trabalho, embora tenham a perceção de que a sociedade ainda os olha com discriminação. Este desejo está relacionado com o desejo de emancipação económica e mesmo de constituírem e ajudarem a família.This dissertation talks about the issue of “The perception of teenagers with DID as far as the transition to active life is concerned”. Given the subject presented, through this project of investigation, we meant to know further about the perception of young people/teenagers with DID, in what concerns their preparation into active life, evaluating the perception of students regarding their obstacles/easiness inherent to the inclusion process itself in the transition to the adult life and try to understand the facts that might interfere and influence their dreams and future ambitions. To search (deeper) about the perspectives of students concerning their preparation to arise in the job market, we chose a study case. Therefore, we carried out an investigation of quantitative approach, using the interviews of three young students with DID, as an instrument of data collection. This way, we verified that the school/ education center has an important role in what concerns the social inclusion and education, being the practical training more or less enriching, but still need supervision. All of them were willing to get in the job market although they feel that the society is still discriminatory. This hope is associated with the desire of an economic emancipation and even of building and helping their families.
Description: Orientação : Maria Odete Emygdio da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/6293
Date: 2014


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