Percursos curriculares alternativos o ensino da disciplina de ciências sociais e formação cívica numa turma de 5º ano de escolaridade

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Percursos curriculares alternativos o ensino da disciplina de ciências sociais e formação cívica numa turma de 5º ano de escolaridade

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Title: Percursos curriculares alternativos o ensino da disciplina de ciências sociais e formação cívica numa turma de 5º ano de escolaridade
Author: Pereira, Vânia Maria Félix
Abstract: Com o presente trabalho relatamos uma intervenção realizada numa turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA), do 5º ano de escolaridade, inserida numa escola de um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Os alunos desta turma são considerados alunos em situação de risco, devido ao seu percurso escolar, quer no que concerne o absentismo, quer no que diz respeito o seu fraco desempenho escolar. São também alunos que, por vezes, apresentam um frágil acompanhamento familiar e comportamentos violentos. Assim, tornou-se necessário centrar a intervenção, na motivação e acompanhamento destas crianças de forma a poder incentivar e promover as suas aprendizagens. O estigma de frequentar uma turma PCA e o risco de exclusão social, são dois fatores tidos em conta, e por isso foi necessário encontrar estratégias que promovessem um atendimento mais eficaz, de forma a possibilitar à turma o acesso/sucesso nas aprendizagens privilegiando a igualdade de oportunidades. Relativamente a questões de violência existentes na turma foi igualmente pertinente desenvolver uma gestão eficaz de conflitos, incutindo nestes alunos valores tão elementares como a solidariedade e o respeito pelo próximo. De forma a tornar possível, toda esta intervenção, foram tidas em conta muitas variáveis, sendo necessário a utilização de vários suportes metodológicos, nomeadamente os testes sociométricos, a observação naturalista e a entrevista. Ao colocar em prática toda esta intervenção foi possível obter resultados positivos e encontrar uma nova maneira de vivenciar o ensino em turmas PCA, promovendo uma escola inclusiva capaz de potenciar o bem-estar dos seus alunos.In this work we describe an intervention in a class of Alternative Curriculum Pathways (PCA), of the 5th year, inserted in school at a Territory Educational Priority Intervention (TEIP). In this class students are considered at-risk due to their educational background, whether regarding absenteeism, and both regards their poor school performance. They are also students that sometimes have a fragile family monitoring and violence behavior. So, it became necessary to focus the intervention, motivation and monitoring of these children so that they can encourage and promote their learning. The stigma of attending a class PCA and the risk of social exclusion are two factors to be taken into account, and so it was necessary to find strategies that promote a more efficient to way to allow the class access / success in learning favoring equal opportunities. For matters of violence existing in the class was also relevant to develop effective management of conflicts, instilling these values as elementary students as solidarity and respect for others. To make all this possible intervention, were taken into account many variables, necessitating the use of multiple media methodology, including sociometric tests, naturalistic observation and interview. By putting all of this into practice this intervention was possible to obtain positive results and find a new way to experience teaching classes in PCA, promoting an inclusive school that can enhance the welfare of their students.
Description: Orientação : Rosa Serradas Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/6290
Date: 2013


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