A tecnologia da informação e comunicação como mediadora do ensino e aprendizagem da língua portuguesa

DSpace/Manakin Repository

A tecnologia da informação e comunicação como mediadora do ensino e aprendizagem da língua portuguesa

Show full item record

Title: A tecnologia da informação e comunicação como mediadora do ensino e aprendizagem da língua portuguesa
Author: Andrade, Márcia Cilene Lima de
Abstract: As inúmeras possibilidades de manifestação da linguagem são refletidas nos avanços tecnológicos. As exigências do cenário atual trazem ao campo educacional práticas educativas que contemplem as formas de comunicação e conhecimento viabilizados pelas mídias eletrônicas, requerendo dos docentes mudanças paradigmáticas. O presente trabalho buscou investigar a relação dos educadores da rede municipal do Recife com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, focando o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tal compreensão foi realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionário e entrevistas. A investigação buscou fundamentação em pesquisadores e especialistas nas áreas de informática, educação e ensino da Língua Portuguesa, entre eles, Levy (1993), Castells (1999), Morin (2002), Teodoro (2003), Demo (2000), Soares (2002), Teberosky (2003), Ferreiro (2008) e Xavier (2010). O estudo teve uma abordagem qualitativa/quantitativa, de caráter explicativo e descritivo, realizando a análise de conteúdo. O trabalho metodológico embasou-se em Severino (2007), Richardson (2010), Gil (2010), Minayo (2000), Chizzotti (1991) e Bardin (2011). Os achados possibilitaram a compreensão das barreiras e avanços no processo de apropriação tecnológica da amostra investigada. Acredita-se que, esses sujeitos estão em via de familiarização com as tecnologias digitais, lançando-se aos desafios e freneticidade de forma consciente e necessária.
Description: Orientação : Dulce Maria Franco
URI: http://hdl.handle.net/10437/6274
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View
MÁRCIA CILENE LIMA DE ANDRADE - 26.03.15.pdf 2.022Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account