Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo

DSpace/Manakin Repository

Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo

Show full item record

Title: Currículo por competências : desafios e possibilidades na educação básica na Rede Estadual de Espírito Santo
Author: Marques, Maria Davina Pandolfi
Abstract: Esta pesquisa teve como principal finalidade pesquisar como a noção de competência do currículo, implementado em 2009, está sendo assimilada no discurso docente e concretizada, no cotidiano da Educação Básica da rede estadual do Espírito Santo. Para atingir estes objetivos, foram pesquisados professores e pedagogos de duas escolas: uma que atende apenas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma que atende aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em função da complexidade dos processos, inerentes à concretização de qualquer proposta curricular, o currículo em questão foi analisado em duas dimensões. Primeiro, na dimensão oficial, através da análise do documento prescrito. Seguidamente, na dimensão real, a partir das opiniões e ações dos docentes, em relação ao novo currículo, e das justificativas dos pedagogos, em relação ao posicionamento dos docentes. Com o intuito de compreender o fenômeno holisticamente,optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, de estudo de caso, tendo sido aplicado um inquérito por questionário, aos docentes, e um inquérito por entrevista, aos pedagogos. Os resultados do estudo comprovam que os professores percepcionam os princípios do currículo e sentem-se preparados para desenvolvê-lo. No entanto, os pedagogos referem que as mudanças, na prática pedagógica, no que se refere às habilidades, ainda não ocorrem com regularidade, especialmente na concretização, em sala de aula. Assim, é necessário mais formação e reflexão, para uma educação com qualidade.This research had as its main objective the study of how the cognition of curriculum capacity, implemented in 2009, is being assimilated into the teaching speech and substantiated, on the everyday of the basic education of Espírito Santo’s state public schools. To achieve these goals, teachers and pedagogues of two schools were studied: one that works only with the first years of the Elementary School and another that works with the last years of the Elementary School and High School. Because of the processes complexity, related to the substantiation of any curriculum proposal, the curriculum referred was analyzed on two dimensions. First, on the official dimension, through the analysis of the prescribed document. Then, on a real dimension, from the opinions and actions of the teachers, related to the new curriculum and the justifications of the pedagogues, regarding the position of the teachers. In order to understand the phenomenon holistically, qualitative and quantitative, of the case study, approach was chosen, being applied a questionnaire survey to the teachers and an interview questionnaire to the pedagogues. The results of this study prove that teachers have perception of the principles of the curriculum and feel prepared to develop it. However, the pedagogues think the changes on the pedagogical practice, referring to abilities, still don’t happen frequently, especially on substantiation, inside the classroom. So, it’s necessary more training and reflection, for a good quality education.
Description: Orientação : Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10437/6270
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
Maria Davina Pa ... evisão para Lusófona 2.pdf 1.728Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account