Relação entre as Pressões Laborais Percecionadas e a Qualidade da Motivação dos Professores de Educação Física

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Relação entre as Pressões Laborais Percecionadas e a Qualidade da Motivação dos Professores de Educação Física

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Title: Relação entre as Pressões Laborais Percecionadas e a Qualidade da Motivação dos Professores de Educação Física
Author: Lourenço, David Marques
Abstract: O propósito deste estudo foi averiguar possíveis relações entre as pressões laborais percecionadas pelos professores e as suas motivações para o trabalho. Para tal foram definidas duas hipóteses de estudo: (1) existem associações entre as pressões laborais percecionadas e a qualidade da motivação dos professores para lecionar a disciplina de Educação Física; (2) a associação entre as pressões laborais percecionadas e a qualidade da motivação dos professores de educação física, depende/não depende dos anos de experiência dos professores. Um total de 141 professores que lecionam Educação Física no 3ºciclo (7º, 8º e 9º ano de escolaridade) e secundário (10º, 11º e 12º ano de escolaridade), no ano letivo de 2012/2013, participaram neste estudo. Esta amostra foi recolhida em várias escolas do distrito de Lisboa e Setúbal. Foram analisados 63 professores do sexo masculino e 71 do sexo feminino. Os resultados deste estudo mostram que existe uma associação entre as pressões laborais e as regulações motivacionais para o trabalho, experienciadas pelos professores. No entanto, existe uma exceção, relativamente à perceção de pressão para o trabalho exercida pelos pares, onde não se verificou qualquer associação com as variáveis motivacionais. É ainda importante referir que, neste estudo, as relações entre as pressões laborais e as regulações motivacionais para o trabalho também são influenciadas pelos anos de experiência docente, a nível da pressão exercida pela autoridade escolar e pelas avaliações de desempenho profissional. Em suma, a pesquisa mostrou que os professores não estão imunes às pressões da administração, tais como as restrições sobre currículos, limitações de tempo, ou exigências ou recompensas para o alto desempenho dos alunos.The purpose of this study was to investigate possible relationships between teachers’ job pressures and their motivations to work. As such, to better understand these relationships, two study hypotheses were defined: (1) there is an association between perceived job pressures and the quality of teachers’ motivations to teach Physical Education, (2) the association between perceived job pressures and the quality of teachers’ motivations to work depends or not of the teacher’s years of experience. A total of 141 teachers working with students from the 3rd cycle (7th, 8th and 9th grade) and secondary (10th, 11th and 12th grade), during the 2012/2013 school year, participated in this study. This sample was obtained from various schools of Lisbon and Setubal district Sixty-three male and seventy-one female teachers were analyzed. The results from this study show that there is an association between perceived job pressures and motivational regulations to work, experienced by teachers. However, there is an exception with respect to perceived peer-related job pressure, which did not show any association with the motivational variables. It is also important to note that, in this study, the associations between perceived job pressures and motivational regulations to work were also influenced by the number of years of teaching experience, namely at the level of perceived pressure from school authorities and performance evaluation. In summary, this research has shown that teachers are not immune to administration pressures, such as curriculum restrictions, time constraints, or job demands and rewards regarding students’ academic achievements.
Description: Orientação : Eliana Cristina Veiga Carraça
URI: http://hdl.handle.net/10437/6194
Date: 2013


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