O papel do professor na construção dos conceitos científicos da junto de alunos do Ensino Médio

DSpace/Manakin Repository

O papel do professor na construção dos conceitos científicos da junto de alunos do Ensino Médio

Show full item record

Title: O papel do professor na construção dos conceitos científicos da junto de alunos do Ensino Médio
Author: Carvalho, Marco Antonio Levino de
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar o papel do professor na construção das concepções dos alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio, sobre conceitos da biologia no âmbito da interdisciplinaridade e da literacia científica. Buscou-se informações com alunos do Ensino Médio das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino, como também em duas escolas da rede privada localizada na cidade de Barreiros, no litoral sul de Pernambuco. A investigação utilizada foi qualitativa e quantitativa nas escolas pública estadual e particular do município de Barreiros – PE. A base teórica elencou-se em três categorias: Literacia Científica, interdisciplinaridade e formação de Professores. Para buscarmos informações sobre o conhecimento prévio dos alunos do 1º e 3º anos, aplicamos um pré-teste voltado para saber qual o seu conhecimento sobre os conceitos de biologia, tendo como tema central, os conteúdos de citologia e histologia para os alunos do 1º ano e genética e ecologia aos alunos do 3º ano. Foi igualmente realizada uma entrevista com os professores das escolas envolvidas, em que verificou-se como sendo senso comum, entre os docentes entrevistados que a abordagem teoria x prática dos conteúdos para a construção dos conceitos científicos de biologia deverá ser considerada como ferramenta para solução dos muitos problemas vivenciados, no ensino de biologia. O discurso da maioria dos professores entrevistados reflete a conjuntura atual do ensino em Pernambuco, em especial – Barreiros, onde emergem as dificuldades estruturais e pedagógicas nas escolas levando em consideração a complexidade do ensino da biologia, e a falta de estruturas física e pedagógica existentes nas escolas como também, a deficiência na formação inicial dos professores.This work aims to investigate the role of the teacher in the construction of students' conceptions of the 1st and 3rd year of high school, about concepts of biology in the context of interdisciplinary and scientific literacy. It was a search of information among high school students from public school, as well as two private schools located in the city of Barreiros, the southern coast of Pernambuco. The research used was qualitative and quantitative in state and private schools in the town of Barreiros - PE. The speech of the majority of teachers interviewed reflects the current situation of education in Pernambuco, in particular - Barreiros, which emerges structural and pedagogical difficulties in schools. Considering the complexity of teaching of biology, and the lack of existing schools and teaching physical structures as well as deficiency in initial teacher training. To seek information about the students' prior knowledge of the 1st and 3rd years, apply a pre-test aimed to find out what their knowledge about the concepts of biology, having as central theme, the contents of cytology and histology for 1st year students and genetics and ecology to the students of the 3rd year. It was done an interview with teachers of the involved schools. The theoretical basis has listed into three categories: Scientific literacy, interdisciplinary and training of teachers.
Description: Orientação : Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida ; Co-orientação : Óscar C.de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6185
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View
Marco_Levino_20 de janeiro pdf.pdf 1.877Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account