O financiamento da educação e qualidade do ensino fundamental no município de Olinda Pernambuco

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O financiamento da educação e qualidade do ensino fundamental no município de Olinda Pernambuco

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Title: O financiamento da educação e qualidade do ensino fundamental no município de Olinda Pernambuco
Author: Silva Filho, Edeildo de Araujo
Abstract: Esta investigação trata da melhoria do ensino, através do aumento dos investimentos financeiros, na rede pública do município de Olinda-PE, estabelecendo como base a questão norteadora: qual a influência do incremento dos recursos financeiros na rede de ensino e as possíveis melhorias na qualidade da educação? Com essa intencionalidade abordamos a literatura mais recente que discute sobre: o financiamento educacional no país, a extensa legislação que regula os investimentos, a polemica sobre o que é qualidade na educação, a dificuldade da gestão, seguindo uma sequência cronológica na história partindo do Brasil colônia, a fim de entendermos a real conjuntura a que nos propomos investigar. O objetivo a alcançar foi de levantar elementos suficientes sobre os impactos dos investimentos na qualidade do ensino fundamental do município de Olinda. A investigação foi trabalhada com base na abordagem qualitativa e quantitativa, na perspectiva da legislação existente e na interpretação dada pelos pesquisadores, adotando como técnica a coleta de dados pelas entrevistas semiestruturadas e previamente agendadas, com os gestores da rede e seus representantes. O exame dos dados foi a partir do método de análise de conteúdo, proposto por Laurence Bardin. Os autores que deram suporte a investigação foram: Castro (2005), Amaral (2010), Davies (2008), Gadotti (2001), Bardin (2000), Richardison (1998), Oliveira (2005), Saviani (2005), Teixeira (1996), Severino (2002) dentre vários. Quanto aos resultados obtidos vimos que os administradores se mostraram coerentes com relação ao Controle das contas públicas, pela opinião de que: um dos nós críticos da educação não seria necessariamente o montante de recursos a ela destinada, mas sim um problema de gestão e transparente prestação de contas desses recursos e acima de tudo uma fiscalização mais eficiente pelos órgãos responsáveis. Tivemos ainda: falta de acesso aos dados; ausência de padronização da forma de organização e clareza na apresentação pública; a pouca valorização dos profissionais da educação a falta de planejamento eficaz apesar de uma legislação que discipline a entrada de recursos nos cofres públicos. Concluímos que tanto os autores nacionais como internacionais, além do PISA, reconhecem o papel significativo atribuído ao financiamento como garantidor de melhorias nos índices de avaliações educacionais, mas ele por si só apenas não basta, é o que revelam os resultados do IDEB e as metas projetadas e não alcançadas, mesmo depois da abrangência pelo FUNDEB de toda educação básica.This research deals with the improvement of education through increased financial investments in public of the city of Olinda, Pernambuco, established based on the question: what is the influence of the increase of financial resources in the school system and possible improvements in quality education? With this intention we address the more recent literature that discusses: funding education in the country, the extensive legislation governing investment, the controversy about what is quality in education, the difficulty of management, following a chronological sequence starting in the history of Brazil colony in order to understand the real situation we propose to investigate. The goal was to achieve sufficient lift on the impacts of investments in the quality of basic education in the municipality of Olinda. The research was used based on qualitative and quantitative approach, in view of the existing legislation and the interpretation given by the researchers, adopting as a technique for data collection and previously scheduled semistructured interviews with network managers and their representatives. Examination of the data was from the content analysis method, proposed by Laurence Bardin. Authors who have supported the research were: Castro (2005), Amaral (2010), Davies (2008), Gadotti (2001), Bardin (2000), Richardison (1998), Oliveira (2005), Saviani (2005), Teixeira (1996), Severino (2002) among many. As for the results we saw that administrators were coherent with respect to the control of public accounts, the view that: one of us critics of education would not necessarily be the amount of resources it meant, but a management problem and provide transparent all these resources and above all a more efficient supervision by the agencies responsible. We still lack of access to data, lack of standardization of the form of organization and clarity in public presentation; the low valuation of education professionals lack of effective planning despite a legislation that regulates the inflow of funds in state coffers. Authors conclude that both national and international, as well as PISA, recognize the significant role as guarantor allocated to finance improvements in rates of educational assessments, but he alone is not enough merely revealing the results of the projected goals and IDEB not achieved even after the FUNDEB coverage of all basic education.
Description: Orientação : Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6181
Date: 2014


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