O processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular : das concepções às práticas das suas professoras e profissionais de apoio

DSpace/Manakin Repository

O processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular : das concepções às práticas das suas professoras e profissionais de apoio

Show full item record

Title: O processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular : das concepções às práticas das suas professoras e profissionais de apoio
Author: Melo, Kilma Gouveia de
Abstract: O Autismo configura-se como um espectro de distúrbios da infância, denominado de Transtornos do Espectro do Autismo, que abarca quadros que são distintos entre si, mas que apresentam sintomatologia em comum. Apesar do movimento em favor da inclusão, crianças e adolescentes com autismo continuam sendo alvos de inquietações pelos profissionais da educação acerca da metodologia que devem usar para desenvolver relações sociais comuns, principalmente em estudantes que assumindo a função de estagiárias, se deparam antes de concluírem a formação inicial, com a causa da inclusão. No presente estudo busca-se compreender o processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, nas escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Garanhuns, tendo em vista as concepções e as práticas das suas professoras e profissionais de apoio. Adota-se no desenvolvimento desta pesquisa uma abordagem metodológica qualitativa, e como instrumentos de pesquisa são utilizados na coleta dos dados a entrevista e a observação. A partir da análise dos dados, resultado da pesquisa realizada, pode-se perceber que prevalece na prática das participantes da pesquisa a abordagem comportamentalista, tendo como objetivos a ampliação da atenção e a coordenação motora. Contudo observa-se na prática educativa desenvolvida por uma das profissionais de apoio, semelhanças com a perspectiva histórico-cultural, que enfoca à mediação do outro na Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP, para intermediar o processo de leitura e escrita de seu aluno com Autismo. Os resultados da investigação confirmam que as metodologias, à luz da perspectiva histórico-cultural, deflagram o processo de ensino aprendizagem da criança com Autismo, em salas regulares, e são eficazes, se o educador conhecer bem o seu educando, suas limitações e interesses, suas características pessoais e sociais, e se se apropriar das informações de diversas áreas do conhecimento, investindo através da mediação planejada, sistemática e intencional, no desenvolvimento cultural e social destes alunos.Autism is characterized as a spectrum of disorders of childhood, called Autism Spectrum Disorders, which includes frames that are distinct from each other, but who have symptoms in common. Despite the movement toward inclusion, children and adolescents with autism remain targets by education concerns about the methodology they should use to develop common social relations, especially students who take up the role of trainees, have come across before concluding the initial training, with the cause of inclusion.In this study we seek to understand the teaching-learning process for kids with autism, in some schools of the Elementary School of Garanhuns, considering the conceptions and practices of their teachers and support professionals. Is adopted in the development of this research a qualitative methodological approach, and as research tools are used in the data collection interview and observation. From the data analysis of the survey results, it can be noticed that the behaviorist approach prevails in the practice of the study participants, having as objective the expansion of attention and motor coordination.However it is observed in educational practice developed by a professional support, similarities with the cultural-historical perspective, which focuses on the mediation of the other in the Zone of Proximal Development - ZPD, to mediate the process of reading and writing in your student with autism. Research results confirm that the methodologies in the light of historical cultural perspective trigger the teaching learning process of children with autism in regular rooms, and are effective if the educator knows well your student, their limitations and interests, their personal and social characteristics, and appropriate information from different areas of knowledge, investing through planned, systematic and intentional mediation, in the cultural and social development of students.
Description: Orientação : Isabel Rodrigues Sanches
URI: http://hdl.handle.net/10437/6157
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação.pdf 2.270Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account