Do daguerreótipo ao protótipo: elementos sobre a digitalização da fotografia

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Do daguerreótipo ao protótipo: elementos sobre a digitalização da fotografia

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dc.contributor.author Mendes, Maria Teresa
dc.date.accessioned 2010-01-04T16:08:47Z
dc.date.available 2010-01-04T16:08:47Z
dc.date.issued 2001
dc.identifier.issn 1645-2585
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/613
dc.description.abstract Partindo dos vários tipos de práticas que o termo «fotografia digital» recobre, este artigo apresenta algumas das características da imagem digital contrastando-as com as da fotografia química e que nos permitem pensar estarmos perante um novo meio. Em especial, discute-se o carácter indicial da fotografia, na base do qual se constituiu o fundamental do pensamento fotográfico do último século e meio, e o modo como o digital desestabilizou esse modelo de pensamento a favor de uma visão prospectiva e modelar, liberta do «peso» da realidade capturada, mas continuando a simular o seu efeito de realidade. Isto mesmo nos mostram, por exemplo, os trabalhos dos fotógrafos Nancy Burson ou Aziz&Cucher. As «fotografias digitais» permitem uma nova poética comandada, agora de forma mais total, pela imaginação. Ela alia o que de mais poderoso tem o fotográfico – a captação da realidade – com o que de melhor pode oferecer a pintura – a liberdade criativa. por
dc.format application/pdf
dc.format.extent 67116 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso por
dc.publisher Edições Universitárias Lusófona
dc.rights openAccess
dc.subject FOTOGRAFIA
dc.subject TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS POR
dc.subject FOTOGRAFIA DIGITAL POR
dc.subject DIGITALIZAÇÃO POR
dc.subject COMUNICAÇÃO
dc.subject PHOTOGRAPHY en
dc.subject PHOTOGRAPHY TECHNIQUES en
dc.subject DIGITAL PHOTOGRAPHY en
dc.subject DIGITIZATION en
dc.subject COMMUNICATION en
dc.title Do daguerreótipo ao protótipo: elementos sobre a digitalização da fotografia
dc.type article por
dc.description.abstract2 Starting with the several practices the term «digital photography» implies, this article presents some of the characteristics of digital imaging in relation to chemical photography which enable us to think we’re in the presence of a new media. We particulary discuss the indexical feature of chemical photography in which the fundamental of photographic thought was founded over the past 150 years. Under scope is the way in which the new digital era questions this thought in favour of a new kind of prospective and modelling vision. A vision that is free from the burden of captured reality even if it keeps simulating its effect. This is exemplified through the work of photographers such as Nancy Burson and Aziz&Cucher. «Digital photography» turns possible a new poetics, now even more controlled by imagination. It puts together what is more powerful in photography – the capturing of reality – with the main advantage of painting – the creative freedom. eng


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