Efeitos de um programa de intervenção multidisciplinar na atividade física e aptidão cardiorrespiratória em crianças com fatores de risco cardiovascular: estudo controlado randomizado

DSpace/Manakin Repository

Efeitos de um programa de intervenção multidisciplinar na atividade física e aptidão cardiorrespiratória em crianças com fatores de risco cardiovascular: estudo controlado randomizado

Show full item record

Title: Efeitos de um programa de intervenção multidisciplinar na atividade física e aptidão cardiorrespiratória em crianças com fatores de risco cardiovascular: estudo controlado randomizado
Author: Cabrita, Paulo Alexandre Carrasquinho
Abstract: Objetivo. Este estudo foi integrado num programa multidisciplinar de intervenção em contexto escolar denominado PANK (Physical Activity and Nutrition for Kids) e o seu objetivo foi verificar os efeitos na atividade física (AF) e aptidão cardiorrespiratória (ACR), como resultado da referida intervenção em crianças (8-10 anos) com excesso de peso e obesidade. Método. Foram efetuados dois estudos, o primeiro foi uma revisão sistemática da literatura, na qual foram incluídos apenas estudos experimentais (Clinical Trials e Randomized Controlled Trials (RCT)) encontrados na PubMed e SportDiscus. O segundo foi um RCT. Para o grupo experimental (GE) (N=40), concretizou-se uma intervenção na prática de AF e nos comportamentos sedentários durante 6 meses que contemplou 3 consultas de AF na presença dos encarregados de educação (EE), 6 sessões sobre a promoção de estilos de vida saudável e uma aula adicional semanal de Educação Física de 60 minutos. Paralelamente, o programa englobou 3 consultas de nutrição na presença dos EE e 6 sessões sobre alimentação saudável. O grupo de controlo (GC) (N=37) não foi alvo de intervenção. A AF foi avaliada por acelerometria e a ACR através do teste vaivém e o VO2máx foi estimado com base no modelo de Fernhall (1998) e Matsuzaka (2004). Resultados. Através da técnica estatística Anova factorial 2x2 foram encontradas diferenças significativas entre o GE e o GC, na avaliação inicial e final da ACR (Modelo Fernhall: F(1,75)=54,56, p<.000 e modelo Matsuzaka: F(1,75)=50,80, p<.000). Mediante a mesma técnica estatística, também foram encontradas diferenças significativas na prática de AF de intensidade moderada, quer considerando a análise em minutos (p=.014, ŋp2=.083), quer a análise em percentagem (p=.039, ŋp2=.059), sendo que o mesmo sucedeu para a intensidade vigorosa, quer na análise absoluta (p=.003, ŋp2=.123), quer na análise relativa (p=.007, ŋp2=.101). Em ambas as variáveis foi o GE que evoluiu positiva e significativamente ao longo do programa. Verificou-se a existência de uma correlação entre a variação da prática de AF de intensidade vigorosa e a variação na ACR dos participantes do GE. Conclusão. O programa obteve resultados positivos nas duas variáveis dependentes em estudo, pelo que parece confirmar-se que a idade pediátrica, designadamente a infância, parece ser o momento ótimo para implementação de estratégias tendentes à modificação comportamental. Considerando as magnitudes do efeito e estando a AF e a ACR amplamente associadas a fatores de risco cardiovascular e metabólico, constatou-se a importância de desenvolver intervenções escolares abrangentes e multidisciplinares.Purpose. The present study was integrated in a multidisciplinary intervention program in a school context, designated as PANK (Physical Activity and Nutrition for Kids), and its main goal was to ascertain the effects on the Physical Activity (PA) and cardiorespiratory fitness (CRF), as a result of the referred intervention next to overweight and obese children (ages 8 to 10 years old). Method. Two studies were conducted, the first consisted in a systematic review of literature, in which only experimental studies were included (Clinical Trials and Randomized Controlled Trials (RCT)), found in the PubMed and SportDiscus. The second was an RCT. For the experimental group (EG) (N=40) an intervention in the practice of PA and in sedentary behavior was conducted over the course of 6 months, contemplating 3 PA appointments in the presence of the guardians, 6 sessions about the promotion of healthy lifestyles and an additional 60 minute Physical Education weekly class. In parallel with this, the program included 3 nutrition appointments conducted in the presence of the guardians and 6 sessions concerning healthy nourishment. The control group (CG) (N=37) was not subject to any interventions. The PA was evaluated by means of an accelerometer, the CRF was evaluated through the shuttle run test and the VO2max was estimated using the Fernhall (1998) and Matsuzaka (2004) models. Results. Through the Anova factorial 2x2 statistical technique, significant differences between the EG and the CG were found, in the results obtained in the initial and final evaluation (Fernhall Model: F(1,75)=54,56, p<.000 and Matsuzaka Model: F(1,75)=50,80, p<.000). By use of the same statistics technique, significant differences between the EG and the CG were also found in the practice of moderately to vigorous PA, either considering the analysis in minutes (p=.014, ŋp2=.083), or the analysis in percentage (p=.039, ŋp2=.059), having happened the same with the vigorous intensity, either in the absolute analysis (p=.003, ŋp2=.123), or in the relative analysis (p=.007, ŋp2=.101). On both variables, the EG showed the most positive and significant evolution during the course of the program. In the relational analysis, the existence of a correlation between the practical variation of vigorously intense PA and the variation in the CRF of the EG’s participants was ascertained. Conclusion. The intervention program obtained positive results on both depending variables in examination, seemingly confirming that the pediatric age, namely the childhood, seems to be the optimal moment for implementing strategies aimed at a more effective behavioral modification. Considering the magnitude of the effect and the ample association that the PA and the CRF have with cardiovascular and metabolic risk factors, the importance of developing multidisciplinary and ranging school interventions.
Description: Orientação: António Labisa Palmeira ; co-orientação: Rui Batalau
URI: http://hdl.handle.net/10437/6129
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertação_Paulo_Cabrita_MEBE2014.pdf 1.122Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account