A motivação na promoção de um estilo de vida ativo em adolescentes

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A motivação na promoção de um estilo de vida ativo em adolescentes

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dc.contributor.advisor Palmeira, António Labisa, orient.
dc.contributor.author Quaresma, António Manuel Moreno
dc.date.accessioned 2015-03-10T15:12:52Z
dc.date.available 2015-03-10T15:12:52Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6120
dc.description Orientação : António João Labisa da Silva Palmeira pt
dc.description.abstract É objetivo desta Tese, estudar à luz da Teoria da autodeterminação, duas intervenções de cariz marcadamente educacional que visam promover um estilo de vida ativo em adolescentes, para obter mudanças de comportamento de saúde duradouros e bem-estar emocional e psicológico. A concretização deste objetivo assenta em quatro ações fundamentais: analisar, discutir, validar cientificamente e refletir, apresentando propostas que potenciem a promoção de um estilo de vida ativo. São apresentados três artigos e sete estudos complementares, validados por comissões editoriais científicas e elaborados para analisar as intervenções PESSOA, realizada em contexto escolar, e TOP, realizada em contexto clínico. Os principais resultados revelaram que: a) o suporte de pares, a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o suporte de regulações autónomas são preditoras da atividade física e da qualidade de vida; e, b) o suporte de pares e o suporte de pares em série com a motivação intrínseca são mediadores que influenciam positivamente a qualidade de vida e a atividade física. Concluímos que: a) podemos influenciar positivamente a atividade física e a qualidade de vida dos adolescentes através de intervenções educacionais; e, b) intervenções que promovem ambientes sociais que sustentam formas de motivação mais autónomas melhoram a qualidade de vida e o nível de atividade física dos adolescentes. pt
dc.description.abstract The aim of this thesis is to study, in light of self-determination theory, two educational interventions, aimed at promoting active lifestyles among adolescents for long-term health behavior change and their associations with emotional and psychological well-being. The attainment of this objective is built around four key actions: analyze, discuss, validate scientifically, and reflect and make proposals to foster the promotion of an active lifestyle. Three papers and seven complementary studies, validated by scientific editorial boards and developed for analyzing the TOP (in a clinical setting) and PESSOA (in a school setting)interventions are presented. The main results showed that: a) peers support, the fulfillment of basic psychological needs and the endorsement of more autonomous forms of motivation toward physical activity are predictors of physical activity and quality of life; and, b) peer and peer support in séries with intrinsic motivation, are mediators that positively influence physical activity and quality of life. We may conclude that: a) we can positively influence the physical activity and the quality of life of adolescents through educational-based interventions; and, b) interventions that promote social environments that support more autonomous forms of motivation, improve the quality of life and the level of physical activity among adolescents. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA PT
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject DESPORTO PT
dc.subject SPORT en
dc.subject ATIVIDADE FÍSICA PT
dc.subject PHYSICAL ACTIVITY en
dc.subject MOTIVAÇÃO PT
dc.subject MOTIVATION en
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject QUALIDADE DE VIDA pt
dc.subject QUALITY OF LIFE en
dc.subject TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO pt
dc.subject SELF-DETERMINATION THEORY en
dc.title A motivação na promoção de um estilo de vida ativo em adolescentes pt
dc.type doctoralThesis pt
dc.identifier.tid 101396597


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