A importância do turismo criativo para a sustentabilidade da atividade turística nas grandes cidades. O exemplo de Barcelona para o estudo de caso de Lisboa

DSpace/Manakin Repository

A importância do turismo criativo para a sustentabilidade da atividade turística nas grandes cidades. O exemplo de Barcelona para o estudo de caso de Lisboa

Show full item record

Title: A importância do turismo criativo para a sustentabilidade da atividade turística nas grandes cidades. O exemplo de Barcelona para o estudo de caso de Lisboa
Author: Cayeman, Charline
Abstract: Esta dissertação pretende ser um contributo para um conhecimento mais aprofundado sobre a importância do turismo criativo no desenvolvimento de um modelo sustentável de um destino turístico urbano. Deste modo, a dissertação desenvolve-se em três partes. A primeira centra-se numa revisão da literatura mais aprofundada sobre a criatividade e o turismo criativo com um foco específico na sustentabilidade criativa urbana. A segunda e a terceira parte concentram-se no estudo de dois casos. O primeiro, o caso de Barcelona, é um destino turístico que desenvolveu com sucesso o turismo criativo e foi reconhecido internacionalmente como boas práticas de turismo criativo sustentável. O segundo, o caso de Lisboa, é um destino que possui um grande potencial cultural e criativo. A análise observatória do estudo de caso de Barcelona permitiu apresentar uma proposta de modelo geral de turismo criativo e dar pistas a Lisboa em termos das etapas do desenvolvimento do turismo criativo, da gestão e das estratégias. A abordagem desta dissertação foca-se numa metodologia qualitativa, apoiando-se em algumas entrevistas. No que se refere aos principais resultados, descobriu-se que Lisboa apresenta as premissas para um desenvolvimento de turismo criativo.This dissertation intends to be a contribute for a better understanding of the importance of creative tourism in the development of a sustainable model of an urban tourist destination. Thus, the dissertation develops in three parts. The first concentrates on a review of the literature on creativity and creative tourism with a specific focus on urban creative sustainability. The second and the third parts aim to study two cases. The first, the case of Barcelona, is a tourist destination that has successfully developed the creative tourism and was internationally recognized for good sustainable creative tourism practices. The second, the case of Lisbon, is a destination that has a great cultural and creative potential. The observatory analysis of the case study of Barcelona has allowed to present a proposal for a general model of creative tourism and gives clues to Lisbon in terms of the stages of the development of creative tourism, management and strategies. The approach of this dissertation focuses on a qualitative methodology, relying on some interviews. With regard to the main results, it was found that Lisbon presents the assumptions for a development of creative tourism.
Description: Orientação: Jorge Mangorrinha
URI: http://hdl.handle.net/10437/6111
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
CharlineDissertaçãoMestradoVersãoFinal_rev.pdf 2.158Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account