Inovação na gestão da educação superior: um estudo sobre o núcleo docente estruturante

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Inovação na gestão da educação superior: um estudo sobre o núcleo docente estruturante

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Title: Inovação na gestão da educação superior: um estudo sobre o núcleo docente estruturante
Author: Filho, Raimundo Nonato Serra Campos
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre a gestão da educação superior no Brasil através do Núcleo Docente Estruturante - NDE, cujo objetivo principal foi analisar a atuação desse Núcleo como gestor pedagógico nesse nível de ensino. A criação do NDE ocorreu no âmbito das políticas educacionais referentes à avaliação no ensino superior. Buscou-se identificar as concepções dos membros do NDE acerca do papel desse instrumento de gestão nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior no Brasil; conhecer as condições logísticas para a atuação do Núcleo; verificar a aproximação ‘versus’ distanciamento entre o proposto nas normas legais e a efetiva atuação do NDE e avaliar se a implementação desse Núcleo promove inovação na educação superior. A investigação se caracterizou como uma pesquisa quantitativa e qualitativa, cujo estudo empírico foi realizado em treze cursos de instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas. O procedimento metodológico da investigação consistiu na aplicação de questionários dirigidos aos docentes membros do NDE dos cursos de graduação que compuseram a amostra. A análise de conteúdo dos dados resultantes desse instrumento revelou que a maioria dos docentes compreende o NDE como um órgão de elaboração e consolidação dos projetos político-pedagógicos dos cursos e como instrumento de inovação, por proporem intervenções de melhorias na qualidade do ensino. A maioria dos problemas para a atuação do NDE nas instituições, de acordo com os professores, refere-se à indisponibilidade de horário para as atividades do Núcleo. Verificou-se, também, o distanciamento entre o prescrito nas normas legais, que instituíram o Núcleo e a sua efetiva atuação, e destaca-se que somente 3,85% dos sujeitos revelaram que o NDE dos seus cursos cumpre as finalidades previstas na legislação que o criou. Este estudo representou um esforço de compreender a atuação do NDE como um instrumento inovador de gestão com potencialidades para promover a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pelas instituições brasileiras de educação superior.structuring teaching core - NDE, whose main objective was to analyze the performance of this teaching core while managing this level of education. The creation of the NDE occurred in the context of educational policies related to assessment in higher education. We tried to identify the views of members of the NDE on the role of this management tool in undergraduate courses of higher education institutions in Brazil; to know the logistics for the performance of the core; to verify the approach 'versus' distance between the proposed legal norms and the activeness of the NDE and to evaluate whether the implementation of this core promotes innovation in higher education. The research has been characterized as a quantitative and qualitative research, whose empirical study was conducted in thirteen courses in Brazilian , public and private higher education institutions. The methodological approach of the research was directed questionnaires to NDE faculty members of undergraduate courses in the sample. Content analysis of the resulting data of this instrument revealed that most teachers understand the NDE as an organ of preparation and consolidation of political-pedagogical projects of courses and as a tool for innovation by proposing interventions for improvements in teaching quality. Most problems for the role of NDE in institutions, according to teachers, refer to the unavailability of time for core activities. It was also the gap between the requirements of the legal rules that established the core and its activeness, it is emphasized that only 3.85% of the subjects revealed that the NDE of their courses meet the purposes set forth in the legislation that created them. This study represents an effort to understand the role of NDE as an innovative management tool with the potential to improve the quality of educational services offered by Brazilian institutions of higher education.
Description: Orientação: Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
URI: http://hdl.handle.net/10437/6024
Date: 2014


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CAMPOS Disserta ... 2014 ENVIADA 29Dez2014.pdf 754.6Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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