Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica

DSpace/Manakin Repository

Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica

Show simple item record

dc.contributor.author Barbosa, Maria
dc.contributor.author Mota, Joana
dc.contributor.author Brandão, Nuno
dc.contributor.author Filipe, Sandra
dc.date.accessioned 2015-02-04T17:00:31Z
dc.date.available 2015-02-04T17:00:31Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.issn 1647-1989
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/5979
dc.description.abstract O objetivo geral desta investigação consiste em analisar a comunicação de marketing institucional nos new media dos dois principais partidos que se candidataram às eleições legislativas em Portugal e em Espanha, tendo as primeiras decorrido em Maio/Junho de 2011 e as segundas em Novembro de 2011. Os partidos investigados foram o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) em Portugal e o Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (PP) em Espanha. Para efeitos da presente investigação o termo new media foi definido como o conjunto dos canais de comunicação digital, abarcando ferramentas da Web 2.0. (Barbosa & Motta, 2011). A metodologia de investigação utilizada consistiu na análise temática de conteúdo, sendo o corpus constituído pela comunicação institucional constante nos diferentes new media dos quatro partidos referidos. Os resultados indicam que o esforço de marketing total desenvolvido pelos partidos-alvo do estudo é muito idêntico, embora cada um dos quatro partidos tenha recorrido a diferentes tipos de new media ao seu dispor e os utilizados com intensidade distinta. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher CIGEST pt
dc.rights openAccess
dc.subject MARKETING POLÍTICO pt
dc.subject POLITICAL MARKETING en
dc.subject COMUNICAÇÃO POLÍTICA pt
dc.subject POLITICAL COMMUNICATION en
dc.subject NOVOS MEDIA pt
dc.subject NEW MEDIA en
dc.subject CAMPANHAS ELEITORAIS pt
dc.subject ELECTION CAMPAIGNS en
dc.title Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica pt
dc.type article pt


Files in this item

Files Size Format View
new.pdf 7.601Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account