O marketing turístico sustentável orientado para as comunidades locais : a Serra da Estrela

DSpace/Manakin Repository

O marketing turístico sustentável orientado para as comunidades locais : a Serra da Estrela

Apresentar o registro completo

Título: O marketing turístico sustentável orientado para as comunidades locais : a Serra da Estrela
Autor: Costa, Inês Elias da
Resumo: O objetivo desta investigação é evidenciar a importância das comunidades locais no âmbito do turismo sustentável e a sua influência na experiência da viagem, e consequentemente, na competitividade dos destinos. A região da Serra da Estrela consistiu no objeto de estudo, tendo-se procedido à análise das opiniões e perceções dos residentes locais, de forma a apurar a sua predisposição para se envolverem num futuro plano de marketing para a região. A metodologia seguida incidiu na realização de estudos quantitativos por via da aplicação de questionários a uma amostra de 148 indivíduos residentes nesta região. Os resultados revelam que as comunidades locais desta região têm perceções positivas em relação ao turismo, apresentando um elevado nível de aceitação dos turistas e vontade em participar nas decisões de desenvolvimento turístico local, o que anuncia condições para o seu envolvimento num eventual plano de marketing turístico sustentável, que considere os atributos do destino cuja sobrevivência dependa das comunidades locais – como é o caso da cultura e identidade cultural, da autenticidade, do artesanato e da gastronomia local.
URI: http://hdl.handle.net/10437/5971
Data: 2013


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
marketing.pdf 7.299Mb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta