A Estratégia da Acomodação nos alunos do 2º e 3º Ciclos e ensino Secundário - Relação com as atitudes no que respeita à inclusão nas aulas de Educação Física

DSpace/Manakin Repository

A Estratégia da Acomodação nos alunos do 2º e 3º Ciclos e ensino Secundário - Relação com as atitudes no que respeita à inclusão nas aulas de Educação Física

Show full item record

Title: A Estratégia da Acomodação nos alunos do 2º e 3º Ciclos e ensino Secundário - Relação com as atitudes no que respeita à inclusão nas aulas de Educação Física
Author: Lopes, Ian Ari Teixeira
Abstract: Quando se fala em inclusão escolar é extremamente importante estudar as interacções que se estabelecem entre os alunos numa sala de aula, sendo essencial que estes tenham atitudes positivas n essas interacções . Estas atitudes não aparecem por acaso numa criança, pelo que as atitudes demonstr adas pelas escolas, pelos professores e pelos pais, são factores que influenciam as atitudes dos alunos perante os seus pares com deficiência. O estudo foca - se na forma como os alunos vêm a inclusão e na forma como reagem a situações de conflito, e também como agem na presença de alunos com Necessidades Educativas Especiais na sua turma. É um estudo centrado nas aulas de Educação Física, que se distingue das outras disciplinas por ser específica tanto no contexto social como no espaço físico e por ser neces sária a intervenção tanto dos pais, como dos professores e alunos na compreensão das dificuldades e limitações dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Para a análise estatística do nosso estudo, foi criada uma base de dados resultante da aplicaçã o de dois questionários: O primeiro designado “Escala de Gestão de Conflitos” e o segundo “Atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência”. A criação desta base de dados resultou numa amostra de 2056 alunos dos 2º e 3º ciclos e ensino s ecundário seleccionados aleatoriamente, provenientes da Margem Sul, Lisboa, Santarém, Carcavelos e Torres Vedras. O tratamento estatístico foi desenvolvido através do programa SPSS, recorrendo - nos do teste não paramétrico de análise de variáveis – Correlaç ão de Pearson. Pretendemos estudar uma possível associação entre a Estratégia de Gestão de Conflitos – Acomodação e os vários tipos de Crenças do aluno (Crenças Comportamentais, Crenças Normativas e Crenças de Controlo). erificámos que existe uma correlaç ão, embora muito fraca entre a Estratégia da Acomodação e as crenças comportamentais favoráveis, e as de controlo interno e externo. Verificámos também que os alunos mostram atitudes inclusivas perante os seus pares com deficiência, influenciadas também pe los pais e professores.When it comes to school inclusion is extremely important to study the interactions that take place among students in a classroom, it is essential that they have positive attitudes in t hese interactions . These attitudes do not appear by chance in a child, so the attitudes demonstrated for the schools, the teachers and parents are factors that influence the attitudes of the students toward their peers with disabilities. The study focuses on how students come to inclusion and the way they react to conflict situations, and also how they act in the presence of pupils with Special Educational Needs in their class. It is a study focusing on Physical Education classes, which are distinguished from the other disciplines to be specific both in the social context as in the physical space and be required the intervention of both parents, as teachers and students in understanding the difficulties and limitations of students with Special Educational Needs. For the statistical analysis of our study, was created a database resulting from the application of two questionnaires: The first called "Scale of Co nflict Management" and the second "Attitudes of students toward the inclusion of their peers with disabilities". The creation of the database resulted in a sample of 2056 students in the 2ND and 3RD cycles and secondary schools randomly selected from the S outh bank of the river Tejo , Lisbon, Santarem, Carcavelos and Torres Vedras. The statistical treatment was developed through SPSS program, the non - parametric analysis of variables - Pearson's Correlation. We want to consider a possible association between the Strategy of Conflict Management - Accommodation and various types of Beliefs of student (Behavioral Beliefs, Normative Beliefs and beliefs of Control). We have seen that there is a correlation, although very low between the Strategy of Accommodation an d the behavioral beliefs favorable, and the internal and external control. We have also verified that the students show inclusive attitudes toward their peers with disabilities, influenced also by parents and teachers.
Description: Orientação: Francisco Ramos Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/5900
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
IAN ARI TEIXEIRA LOPES.pdf 968.7Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account