Resolução de problemas de física e química em trabalho colaborativo entre pares

DSpace/Manakin Repository

Resolução de problemas de física e química em trabalho colaborativo entre pares

Show simple item record

dc.contributor.advisor Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo, orient.
dc.contributor.author Neves, Ana Maria Rodrigo
dc.date.accessioned 2014-12-12T15:34:44Z
dc.date.available 2014-12-12T15:34:44Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/5869
dc.description Orientação : Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra pt
dc.description.abstract O presente estudo tem como finalidade averiguar de que forma o treino de equações matemáticas, em trabalho colaborativo entre pares, facilita a resolução de problemas na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário. Pretende, igualmente, verificar se esse trabalho, desenvolvido em conjunto, em sala de aula, pode contribuir para uma maior compreensão dos conteúdos programáticos, e se o domínio dos conceitos científicos, por parte dos alunos, se traduz na obtenção de melhores resultados escolares, na disciplina de Física e Química A. Assim, foi realizado um Estudo de Caso, de natureza qualitativa-quantitativa, que englobou análise documental e um inquérito por questionário, numa Escola Secundária de segundo e terceiro ciclos do concelho do Porto, em duas turmas de décimo primeiro ano de escolaridade, de Física e Química A. No decorrer do trabalho de investigação-ação, centrado na resolução de problemas, os alunos desenvolveram capacidades cognitivas, na área das ciências experimentais. O treino de equações matemáticas, em trabalho colaborativo entre pares, possibilitou o aprofundamento das aprendizagens, comprovando-se que os alunos alcançaram melhores resultados, nas avaliações periódicas e final. Nesta investigação apesar do seu caráter pontual, verificou-se que o treino de equações matemáticas, em trabalho colaborativo entre pares, ajudou os alunos do 11.º ano, envolvidos neste estudo, a resolverem problemas científicos e a obterem, consequentemente, melhores resultados escolares, em Física e Química A. pt
dc.description.abstract The current study aims at clarifying if training in mathematical equations, in peer-based cooperative work, facilitates problem solving in the discipline of “Physics and Chemistry A”, at High School level. It also intends to verify if that work, developed in group at the classroom, can contribute to a better comprehension of the program content, and if mastering the scientific concepts by the students translates into better grades in the discipline of “Physics and Chemistry A”. In order to achieve these goals, a qualitative-quantitative case study was conducted, which included a documental analysis and a written enquiry, at a second and third cycle High School of Porto, in two eleventh grade classes of “Physics and Chemistry A”. Throughout the problem solving-centred, in research-action work, students developed cognitive abilities in experimental sciences. The mathematical equations training, in peer-based cooperative work, enhanced learning, demonstrated that students reached better results, in periodic and final evaluations. This research, despite its single nature, evidenced that mathematical equations training, in peer-based cooperative work, helped eleventh grade participant students solving scientific problems and consequently obtaining better academic results in “Physics and Chemistry A”. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess en
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject ENSINO DA FÍSICA pt
dc.subject PHYSICS EDUCATION en
dc.subject ENSINO DA QUÍMICA pt
dc.subject CHEMISTRY EDUCATION en
dc.subject ENSINO SECUNDÁRIO pt
dc.subject SECONDARY EDUCATION en
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject CASE STUDIES en
dc.subject EQUAÇÕES pt
dc.subject EQUATIONS en
dc.subject TRABALHO DE EQUIPA pt
dc.subject TEAM WORK en
dc.subject RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS pt
dc.subject PROBLEM SOLVING en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.title Resolução de problemas de física e química em trabalho colaborativo entre pares pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201249197


Files in this item

Files Size Format View
ANA NEVES DISSERTAÇÃO.pdf 1.316Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account