Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho

DSpace/Manakin Repository

Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho

Show simple item record

dc.contributor.advisor Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
dc.contributor.author Magalhães, Carla Fernanda Carvalho
dc.date.accessioned 2014-12-11T20:21:05Z
dc.date.available 2014-12-11T20:21:05Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/5866
dc.description Orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins pt
dc.description.abstract A presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais. pt
dc.description.abstract This research intends to analyse how far vocational training is seen, by the trainees, as a way of professional preparation and considered as a path for (re)integration or progression in the labour market. Under the theoretical point of view, it is based on different perspectives on this subject. Vocational training aims to endow trainees with the essential skills for keeping up with our society’s fast technological evolution and, subsequently, for getting a better employment in their area of vocational training. A sample composed of all the 156 trainees of a Vocational Training Centre for the Construction Sector was selected, all of which aged 18 to 60 years old and attending in 2014 different modular training courses in daytime schedule. For this study a quantitative approach methodology was chosen, and all the trainees under analysis were given a questionnaire. According to the results obtained, we concluded that, in most cases, the option to proceed studies with vocational training derives from an attempt to increase the employment opportunities. The inclusion in this type of training, with a very practical and work-oriented approach, helps trainees to develop knowledge and skills allowing them to perform their professional tasks in a more professional way. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject FORMAÇÃO PROFISSIONAL pt
dc.subject VOCATIONAL TRAINING en
dc.subject ENSINO PROFISSIONAL pt
dc.subject PROFESSIONAL EDUCATION en
dc.subject MERCADO DE TRABALHO pt
dc.subject LABOUR MARKET en
dc.subject REINSERÇÃO PROFISSIONAL pt
dc.subject RETURN TO WORK en
dc.subject DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL pt
dc.subject PROFESSIONAL DEVELOPMENT en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.title Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201249189


Files in this item

Files Size Format View
Carla_Magalhaes Mestrado.pdf 975.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account