A comunicação com a equipa: que procedimentos adoptar para aumentar a produtividade

DSpace/Manakin Repository

A comunicação com a equipa: que procedimentos adoptar para aumentar a produtividade

Show full item record

Title: A comunicação com a equipa: que procedimentos adoptar para aumentar a produtividade
Author: Santos, Cristina Isabel Faustino Dos
Abstract: O tema da presente Monografia “A comunicação com a equipa: que procedimentos adoptar para aumentar a produtividade”, tem como grande objectivo identificar as valências nas Farmácias, estruturais e de comunicação, complementares às da formação farmacêutica específica, de modo a evidenciar a valorização da vertente comunicacional interpessoal, não só a nível do acto farmacêutico na perspectiva da comunicação farmacêutico-utente, mas também, na perspectiva do farmacêutico “per si” como profissional, ao nível da auto-realização e o impacto destes factores na sua produtividade e rentabilidade da Farmácia Comunitária. Uma das motivações para a abordagem deste tema prende-se com a contextualização económica e profissional do sector da Farmácia Comunitária e, com a necessidade de manter a equipa actualizada a vários níveis, motivada e o reflexo destes factores na sua produtividade e, consequentemente, como factor diferenciador no atendimento e incremento do acto farmacêutico no serviço às populações. Ao longo deste trabalho, procura-se dar a entender a importância dos conhecimentos teóricos das várias formas de comunicação, articuladas com a gestão da farmácia comunitária e o seu impacto na produtividade da equipa em Farmácia Comunitária. Como metodologia adoptou-se a elaboração de um questionário, aplicado ao universo da equipa técnica em Farmácia Comunitária, a respectiva análise foi baseada numa amostra de 210 respostas obtidas. Os resultados analisados evidenciam a necessidade de incrementar a implementação de procedimentos como avaliação de desempenho com um resultado médio de 2,76, reuniões de equipa com uma média de respostas de 3,19. E, ainda, melhorar a componente de formação interna e externa nas Farmácia, com uma média de resposta de, respectivamente, 3,57 e 2,95, numa escala de 1 a 5, sendo 1 menos importante e 5 o mais importante.The theme of this monograph is “Team Communication, measures to increase productivity”. The main goal is to identify assets in Pharmacy, both operational and / or of communication, which can and should be complementary to the specific Pharmaceutical education. These communication skills with patients should represent a valorization in terms of productivity and profitability of the community pharmacy but also should represent an evolution of the pharmacist himself. One of the motivations for approaching this issue relates to the economic and professional context of the community pharmacy sector and the need to keep the team updated and motivated on various levels. This motivation and update will reflect on their productivity and will, consequently, be a distinguishing factor on patient service and increase the pharmaceutical act at the service of population. Throughout this monograph we will try to show how the theoretical knowledge of the various forms of communications, articulated with the proper management of community pharmacy, can increase the team productivity. The methodology adopted builds on the development of a questionnaire applied to the universe of the technical staff in Community Pharmacy, their analysis was based on a sample of 210 responses. The results highlight the need to improve the implementation of procedures as performance appraisal with an average score of 2.76, team meetings with a mean response of 3.19. And also improve component of internal and external training in Pharmacy, with an average response of 3.57 and 2.95, respectively, on a scale of 1 to 5, with 1 being least important and 5.
Description: Orientação: António Hipólito de Aguiar
URI: http://hdl.handle.net/10437/5853
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia MICF_Cristina Santos_FINAL_2.pdf 1.296Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account