E-learning : Forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso

DSpace/Manakin Repository

E-learning : Forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso

Show full item record

Title: E-learning : Forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
Author: Caetano, Sofia Pereira
Abstract: Em Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de acordo com abordagens tradicionais. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permite agora dotar os indivíduos de conhecimentos, através de formas mais rápidas e igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que medida é que o método é eficaz e quais as vantagens que proporciona à organização. Nesse sentido, este estudo visa apurar e detalhar os principais fatores críticos de sucesso para a implementação desta forma de organização da formação. Com esse fim, levou-se a cabo, um estudo qualitativo, onde foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas a diferentes organizações, com vasto histórico de experiência em formação e-learning. Face aos resultados obtidos, concluímos que o fator crítico de sucesso essencial à implementação de formação e-learning, assenta na combinação eficaz, das técnicas pedagógicas, dos elementos tecnológicos e a gestão dos recursos.In Portugal, the formative solutions are still chosen according to more traditional approaches. The development of Information and Communication technologies provides now, the individuals with opportunities of knowledge through faster ways, but equally efficient such as e-learning. The number of organizations investing in e-Learnig trainings is increasing, so it is imperative to approach the advantages and disadvantages of this method. This study has the same purpose, detailing the main reasons for the successful implementation of the e-learning system in a company. With that aim a qualitative study took place, including four semi structured interviews to different prestige and acknowledged organizations. Due to the results obtained, we conclude that the main factor is directly linked to the successful implementation of this method, as to do with the perfect arrangement between the educational techniques, the technologic elements and the organization of resources.
Description: Orientação : João Gouveia
URI: http://hdl.handle.net/10437/5843
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação Sofia Caetano.pdf 1.402Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account