Maxibombos e Candongueiros em Luanda: contributo para a configuração de uma rede de transportes colectivos com recurso a tecnologias de informação geográfica

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Maxibombos e Candongueiros em Luanda: contributo para a configuração de uma rede de transportes colectivos com recurso a tecnologias de informação geográfica

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Title: Maxibombos e Candongueiros em Luanda: contributo para a configuração de uma rede de transportes colectivos com recurso a tecnologias de informação geográfica
Author: Aragão, Nagayamma Kaymir Tavares de Sousa
Abstract: As redes de transportes sempre estruturaram o território, determinando a forma como as actividades se distribuem, a população se desloca, os recursos são explorados e a adminis-tração se organiza. O crescimento da população a residir em áreas urbanas tem vindo a traduzir-se num aumento das deslocações em modos de transporte motorizados e na sua amplitude geográfica. Este fenómeno, num país como Angola, sobrevivente a uma guerra civil de 40 anos, apresenta contornos particulares na província de Luanda. Os transportes colectivos são apontados como uma parte da solução para a melhoria da mobilidade das populações e para uma maior sustentabilidade e competitividade dos terri-tórios e das cidades, pelo que urge desenvolver um sistema que promova a intermodalidade e/ou co-modalidade na província, em detrimento do transporte individual. Este trabalho pre-tende constituir uma reflexão sobre estas problemáticas, tendo como objectivo último a con-tribuição para a definição de uma configuração de rede de transportes colectivos na província de Luanda Na abordagem prosseguida são aplicadas tecnologias de informação geográfica, com destaque para a análise de redes, a qual só foi possível porque foi suportada num trabalho de campo que abrangeu 1350 indivíduos e 345 «empresas», estas últimas sobretudo envolvidas num sector nascido da informalidade, que localmente se designa por «candongueiros». São eles que mais eficazmente garantem as necessidades de deslocação de uma população urbana em crescimento.Transport networks always structured the territory, determining how activities are distributed, population moves, resources are exploited and the administration is organized. The growth of population living in urban areas has lead to an increase in displace-ment and its geographical range using motorized modes of transport. This phenomenon, in a country like Angola, surviving a 40 years civil war, presents particular contours in the prov-ince of Luanda. Public transportation is seen as part of the solution for improving mobility of the population and greater sustainability and competitiveness of territories and cities, so it is ur-gent to develop a system that promotes intermodality and/or co-modality in the province, in detriment of individual transport. This work is intended as a reflection on these issues, with the ultimate aim of contributing to the definition of a configuration of public transport net-work in the province of Luanda. In the pursued approach, geographic information technologies were applied, espe-cially network analysis, which was only made possible because of a field work that included 1350 individuals and 345 «firms», the latter mainly born within the informal sector, so they are locally known as «candongueiros». They ensure the displacement needs of a growing ur-ban population more effectively.
Description: Orientação: Zoran Roca
URI: http://hdl.handle.net/10437/5826
Date: 2014


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