A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário

DSpace/Manakin Repository

A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.
dc.contributor.author Azinheiro, Vasco Luis Silva Santos
dc.date.accessioned 2014-11-19T14:19:26Z
dc.date.available 2014-11-19T14:19:26Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/5779
dc.description Orientação: Fernanda Maria Veiga Gomes pt
dc.description.abstract As crianças e os jovens de hoje vivem imersos nas imagens, crescem com elas, exprimem-se por elas; são constantemente solicitados pela televisão, pelos computadores, mas também pela Banda Desenhada. A BD carrega um aspecto motivacional que pode e deve ser aproveitado pelo universo escolar, nomeadamente em actividades pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem das matérias programáticas de História e Geografia. Na presente investigação fazemos uma análise das valências da BD no ensino e para vislumbrar melhor a relação da BD com os alunos do 3º Ciclo e ensino Secundário, assentamos a nossa pesquisa numa investigação de cariz descritivo/qualitativo. Através da aplicação da BD nas aulas de História e Geografia, observamos a partir dos dados recolhidos nas aulas e das anotações pessoais, os comportamentos dos alunos face à aprendizagem que foi realizada. As conclusões demonstram o interesse dos alunos, pelo que a aplicação da BD se torna um recurso pedagógico e didáctico fundamental no desenvolvimento das capacidades de observação, interpretação e síntese, numa construção salutar da oralidade e potencialização da criatividade e da imaginação dos alunos, no combate à iliteracia textual e visual, tal como no desenvolvimento do espírito crítico e do sentido de humor. pt
dc.description.abstract Children and youngsters of today live immersed in images, grow with them and express themselves through them; they are constantly engaged by television and computers, as well as by comics. Comics convey a motivational aspect that can and should be taken advantage of by the academic world, namely in pedagogical activities related to the teaching and learning of programmatic materials of History and of Geography. In the current investigation, we make an analysis of the efficacy of comics in education and, in order to take a better glimpse of the relationship of comics with students attending Middle and High School, we based our research on an investigation of a descriptive/qualitative nature. Through the application of comics to History and Geography classes, from the data gathered in the classrooms and personal annotations, we observe the students’ behaviour through the learning process. The conclusions notably demonstrate their interest and, therefore, the application of comics becomes an essential pedagogical and didactic resource in the development of observation, interpretation and synthesis capacities, within a salutary construction of articulation and the potential for creativity and the imagination of the students, in the fight against textual and visual illiteracy, just as in the development of their insight and sense of humour. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ENSINO DA HISTÓRIA pt
dc.subject ENSINO DE GEOGRAFIA pt
dc.subject BANDA DESENHADA pt
dc.subject MÉTODOS DE ENSINO pt
dc.subject DIDÁTICA pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject HISTORY TEACHING en
dc.subject GEOGRAPHY TEACHING en
dc.subject COMICS en
dc.subject TEACHING METHODS en
dc.subject DIDACTICS en
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.subject RECURSOS EDUCATIVOS pt
dc.subject EDUCATIONAL RESOURCES en
dc.title A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201270188


Files in this item

Files Size Format View Description
Vasco Luis Silv ... do 3ª Ciclo e do En~1.pdf 61.00Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account