Elementos para uma teoria dos novos Media

DSpace/Manakin Repository

Elementos para uma teoria dos novos Media

Show simple item record

dc.contributor.author Rosa, António Machuco
dc.date.accessioned 2009-06-01T14:41:42Z
dc.date.available 2009-06-01T14:41:42Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.issn 1645-2585
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/548
dc.description.abstract Este artigo procura identificar os principais elementos que constituem o modelo teórico que está a emergir em consequência do desenvolvimento dos novos media baseados em redes de computadores. A teoria dos novos media é comparada com os modelos clássicos da comunicação de massas, em especial com o de Shannon. Após ter-se traçar a evolução dos estudos em comunicação nos anos oitenta, tomamos como fio condutor de análise a distinção entre os níveis físico, lógico e de conteúdos presentes em qualquer meio de comunicação tecnologicamente mediado. Veremos então ser possível estabelecer uma ligação rigorosa entre a teoria geral dos sistemas complexos e os novos media, apontando o papel crucial do mecanismo de retroacção positiva e ainda a necessidade de pensar o conceito clássico de audiência. Finalmente, ao nível dos conteúdos, salientamos que os novos media obrigam a repensar o tema da propriedade intelectual.
dc.format application/pdf
dc.format.extent 270985 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.rights openAccess
dc.subject COMUNICAÇÃO
dc.subject COMUNICAÇÃO DE MASSAS
dc.subject COMUNICAÇÃO DIGITAL
dc.subject DELEUZE, GILLES
dc.title Elementos para uma teoria dos novos Media por
dc.type article


Files in this item

Files Size Format View
01_elementos_para_uma_teoria_dos_novos_media.pdf 264.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account