O jogo no processo de ensino-aprendizagem da matemática: um estudo das estratégias metodológicas em ludicidade no Projeto Travessia

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O jogo no processo de ensino-aprendizagem da matemática: um estudo das estratégias metodológicas em ludicidade no Projeto Travessia

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dc.contributor.advisor Sousa, Óscar Conceição de, orient. pt
dc.contributor.author Santana, Washington Jose de
dc.date.accessioned 2014-08-01T16:15:44Z
dc.date.available 2014-08-01T16:15:44Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/5434
dc.description Orientação: Óscar Conceição de Sousa pt
dc.description.abstract Este trabalho busca analisar a utilização dos jogos como estratégia metodológica no ensino da matemática dentro do Projeto Travessia. De certa forma, este tema está muito ligado ao exercício do ensino de matemática através do jogo, desde a busca de uma definição de jogo e compreensão de suas possibilidades de ação, até uma prática consciente e responsável, analisando, num todo, os aspectos que envolvem a possível inserção dos jogos no contexto das aulas de matemática, enquanto suporte metodológico. Estarei bastante a vontade para realizar uma pesquisa sobre este tema em foco, pela grande vontade de oferecer aos educadores uma colaboração sobre as possibilidades metodológicas do jogo no processo ensino-aprendizagem de matemática. Como resultado, percebeu-se que o Projeto Travessia tem se mostrado como um programa de aceleração que ajuda na aquisição de conhecimento, na inserção de indivíduos de modo consciente e responsável na comunidade em que se encontra, na formação de pessoa como ser individual, bem como a inserção dos jogos lúdicos nas aulas de matemática do Projeto Travessia, como valorização do processo de ensino-aprendizagem. Foi identificado que os jogos são uma ferramenta importante na pratica pedagógica do Projeto Travessia. Analisou-se, também , que o jogo aparece como mais uma possibilidade metodológica no processo de ensino-aprendizagem da matemática, e a construção de jogos, um bom recurso para o trabalho de compreensão matemática e para fortalecer o convívio. Não existe nenhuma pretensão em defender o jogo como a melhor estratégia de ensino ou a mais eficiente, mas acredita-se no valor pedagógico como possível de ser explorado em qualquer situação ou contexto educacional. pt
dc.description.abstract This work aims to analyze the use of games as a methodological strategy in teaching mathematics within the Crossing Project. In a way, this issue is closely linked to the exercise of teaching math through the game, from the search for a definition of play and understanding of their possibilities of action until a conscious and responsible practice, analyzing, as a whole, aspects involve the possible inclusion of games in the context of mathematics lessons, while methodological support. I'll be quite comfortable to conduct a search on the subject in focus, the strong desire to offer educators a collaboration on the methodological possibilities of the game in the teaching-learning process of mathematics. As a result, it was noticed that the Crossing Project has proven to be a program that helps to accelerate the acquisition of knowledge, the inclusion of individuals in the community aware and responsible way that is, in the formation of the person as an individual, as well as the insertion of the fun games in math classes the Crossing Project, as recovery of the teaching-learning process. Was identified that games are an important tool in the pedagogical practice of Crossing Project. An analysis was also that the game appears as another methodological possibility in the teaching-learning process of mathematics, and building games, a good resource for the work of mathematical understanding and to strengthen the interaction. No pretense to defend the game as the best teaching strategy or the most efficient exists, but believes in the educational value as possible to be exploited in any situation or educational context. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ENSINO DA MATEMÁTICA pt
dc.subject JOGOS pt
dc.subject APRENDIZAGEM pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject MATHEMATICS en
dc.subject TEACHING en
dc.subject GAMES en
dc.subject LEARNING en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.title O jogo no processo de ensino-aprendizagem da matemática: um estudo das estratégias metodológicas em ludicidade no Projeto Travessia pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201253097


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WASHINGTON JOSE DE SANTANA - dissertação.pdf 2.582Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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