Motion sense, o que um carro sente: desenvolvimento de uma aplicação de georreferenciação para levantamento do estado das estradas

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Motion sense, o que um carro sente: desenvolvimento de uma aplicação de georreferenciação para levantamento do estado das estradas

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Title: Motion sense, o que um carro sente: desenvolvimento de uma aplicação de georreferenciação para levantamento do estado das estradas
Author: Cardoso, Fernando Eduardo de Magalhães
Abstract: Vivemos numa sociedade cada vez mais rodeada de sensores. Quer estejamos no carro, no elevador, em frente ao computador, em casa ou na rua, estes encontram-se sempre presentes. Este número crescente dá-nos a oportunidade de capturar informação sobre o estado que rodeia o utilizador e de a usar para fornecer uma visualização coletiva do mesmo. Esta dissertação tem por objetivo desenvolver um sistema que permita a recolha, através de sensores, de dados referentes ao estado das estradas e suas visualização e partilha. O estado lamentável a que chegaram as estradas portuguesas, foi o ponto de partida para a nossa investigação. Iniciou-se depois a pesquisa das várias ferramentas possíveis para reunir estes dados e, uma vez decidida qual utilizar, foi necessário criar um algoritmo que descodificasse o estado da estrada. O objetivo final é, depois de recolhidos e tratados, os dados ficarem ao dispor de todos os utilizadores da rede, num servidor central, contribuindo assim para a criação de mapas, que nos mostrem em tempo real o estado das estradas. Criámos então uma aplicação em sistema «Android», com vista à utilização em dispositivos pessoais, para proceder à recolha e partilha da informação em estudo. Uma vez concluía, procedemos ao teste da aplicação através de um estudo de usabilidade que visa funcionar como prova de conceito referente à cidade de Lisboa. No futuro, com o crescer da base de dados, será possível utilizar esta informação para aumentar a segurança rodoviária. Por exemplo, os sistemas de navegação «GPS» comuns poderão não só avisar sobre situações perigosas relacionadas com o estado da estrada, como também definir rotas alternativas tendo em conta os dados recolhidos. Este será também um novo instrumento à disposição dos decisores, já que será possível detetar uma nova fissura no pavimento quase de imediato e acionar os mecanismos necessários à sua reparação, como se de um jogo de «SimCity» se tratasse, decidindo de forma mais informada e consciente onde intervir para melhorar a segurança de todos.We live in a society monitored by sensors. Whether we are in the car, in the lift, in front of a pc, at home or on the street, the sensors are always present. This growing number gives us the opportunity to capture information about that surrounds the user, allowing a collective view of it. These thesis aims to develop a system to collect information of data concerning the physical condition of roads, visualizing them and sharing. The sorry state reached by the Portuguese roads, was the starting point of our investigation. Then there was a research about the several tools available to recollect the data. The ultimate goal is once the data is collected and processedit could become available to all users of the network in a central server, thus contributing to the creation of maps that show us in real time the state of the roads. We created an application in Android, so people could use it on their personal devices, for collection and sharing of the information used in the study. Once concluded, we made a usability test for the application, which aims to serve as a proof of concept regarding the city of Lisbon. In the future, with the growth of the data base, it will be possible to use this information to achieve a higher degree of road security. As an example, ordinary «GPS» devices will be able to inform about dangerous points or situations in the road and supply alternative routes taking into account the analyzed data. This will also be a new tool for policy makers, has it will be possible to identify a fissure in the pavement, and almost immediately take action to its reparation, as in a game of «SimCity», choosing the most accurate and conscientious way to reach and improve the safety of all.
Description: Orientação: Manuel José Damásio
URI: http://hdl.handle.net/10437/5302
Date: 2013


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Motion Sense - Fernando Cardoso.pdf 9.394Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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