Projeto Educativo com valência de um instrumento de gestão estratégica, segundo a metodologia Balanced Scorecard

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Projeto Educativo com valência de um instrumento de gestão estratégica, segundo a metodologia Balanced Scorecard

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Title: Projeto Educativo com valência de um instrumento de gestão estratégica, segundo a metodologia Balanced Scorecard
Author: Jorge, Anselmo Florêncio
Abstract: A gestão de uma organização, no nosso quotidiano, é por si só um grande desafio. No que respeita à organização escolar, a gestão deve ser suportada por vários documentos basilares, orientadores na administração e gestão da escola, destacando-se, de entre outros, o Projeto Educativo. Este Projeto deve emergir como resultado de um procedimento participativo e negociado entre os diferentes colaboradores, compreendendo a missão, a visão, as metas, os valores, enfim os fundamentos sobre os quais se ambiciona alicerçar um futuro, procurando refletir deste modo uma dinâmica essencialmente política, globalizante e flexível de todos e para todos. Pretende-se que não seja um documento de intenções e objetivos gerais pouco precisos, sem metas e estratégias suficientemente definidas e operacionalizáveis e muito menos construído unicamente por uma imposição legal resultante de um processo de implementação do regime de autonomia e gestão das escolas. A partir da questão “Como conferir ao Projeto Educativo de Escola a valência de um instrumento de gestão estratégica?”, o projeto aqui apresentado compreende formas de orientação da organização escolar para a estratégia, para que se torne uma tarefa de todos os atores escolares, clarifica os procedimentos e contributos da estratégia como um processo eficaz de gestão, define processos e indicadores que sustentem a construção de um Projeto Educativo com a validade de um instrumento de gestão estratégica; sustenta os aspetos essenciais da metodologia BSC e o seu grau de sustentabilidade de forma a perspetivar a sua aplicabilidade no Projeto Educativo de uma nova Unidade Orgânica - um recém-constituído Mega Agrupamento, na cidade de Lisboa. O quadro teórico revisita conceitos tradicionais da administração e gestão escolar como projeto educativo, liderança escolar, mobilizando simultaneamente, os conceitos oriundos da gestão estratégica das organizações, com enfoque específico no Balanced Scorecard. Em termos de metodologia, trata-se de um trabalho de projeto que convoca as técnicas da análise documental e do inquérito por entrevista, tendo aplicado a diversos atores da comunidade escolar com responsabilidades de relevo ao nível da orientação estratégica do agrupamento aqui tomado como destinatário do projeto. Visando a resolução de um problema: a ausência da valência de instrumento de gestão estratégica no Projeto Educativo do Agrupamento, o presente Projeto inclui também um plano de resolução consubstanciado num mapa estratégico, propondo processos, metas e indicadores estratégicos com vista à construção de um Projeto Educativo, sustentado pela metodologia Balanced Scorecard.Managing an organization is, in our days, a very big challenge. As far as school organization is concerned, management must be supported by several documents which guide school administration, such as the Educational Project. This project should result from a shared and negotiated procedure between different collaborators, understanding the mission, the insights, the goals, the values, the basis from which future is built, trying to reflect an essentially global, dynamic and flexible policy from all and for all. It demands not to be a document of intentions or imprecise general objectives, without goals or sufficiently well defined strategies, or even built only by a legal purpose as the result of autonomy and school management process. From the question “How to make the School Educational Project an instrument of strategical management?”, this project shows guidelines of school organization for strategy, trying to make it a task for all the school performers, clarifies the procedures and the contribution of the strategy as an effective process of management, defines processes and signs that support the construction of an Educational Project with the strength of a strategical management instrument; it supports essential aspects of BSC methodology and its growth of enforcement to foresight its applicability in the Educational Project of a new organic unit – the recent Mega Agrupamento in the city of Lisbon. The theoretical board uses traditional concepts of administration and school management as an educational project, school leadership, mobilizing simultaneously the concepts of stategical management of organizations and the important role of Balanced Scorecard. Methodologically, this is a working project that uses documental analysis techniques, interviews ‘ inquiries applied to different performers of school community, having as target the people responsible by the level of strategical orientation of the Agrupamento. Having the firm intention of solving the problem of the absence of the instrument of strategical management of the Agrupamento’s Educational Project, this project also includes a resolution plan, in a strategical map, proposing processes, goals and strategical indicators to the construction of the educational Project, based on the Balanced Scorecard methodology.
Description: Orientação: Carlos Sant’Ovaia
URI: http://hdl.handle.net/10437/5219
Date: 2013


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