As práticas avaliativas e suas implicações: políticas, sociais e culturais: Escola Estadual de Ensino Médio (Tempo Integral) em Aracaju: análise das representações de professores e alunos

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As práticas avaliativas e suas implicações: políticas, sociais e culturais: Escola Estadual de Ensino Médio (Tempo Integral) em Aracaju: análise das representações de professores e alunos

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Title: As práticas avaliativas e suas implicações: políticas, sociais e culturais: Escola Estadual de Ensino Médio (Tempo Integral) em Aracaju: análise das representações de professores e alunos
Author: Cruz, Joniely Cheyenne Moura
Abstract: A presente Dissertação, intitulada As práticas avaliativas e suas implicações: políticas, sociais e culturais escola estadual de ensino médio (tempo integral) em Aracaju: análise das representações de professores e alunos encontra-se estruturada em três capítulos cuja teorização envolve a questão da avaliação do ensino e aprendizagem escolar. Trata-se de (um estudo qualitativo/quantitativo: descritivo e interpretativo). O local contemplado pela pesquisa é o Centro Experimental de Ensino Médio Atheneu Sergipense, situado no município de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. A referida instituição está atualmente envolvida com o Programa dos Centros Experimentais de Ensino Médio no Brasil. O estudo tem como objetivo geral analisar as implicações políticas, sociais e pedagógicas das práticas avaliativas implementadas no referido Centro Experimental de Ensino Médio. Os objetivos são: investigar as práticas de avaliação da aprendizagem, suas implicações, desafios e redirecionamentos dentro do contexto educacional referido; acompanhar as transformações ocorridas no processo avaliativo, a partir do enquadramento das teorias da aprendizagem e das mudanças ocorridas nas práticas avaliativas no Ensino Médio, no Brasil; e relacioná-las com a formação dos professores. O foco da investigação se lança sobre o modelo avaliativo e as mudanças nas práticas dos professores tendo como direção a trajetória que parte da concepção de avaliação como medida à de avaliação formativa. Para além das transformações nas práticas avaliativas dos professores, também, são focalizadas as mudanças nas práticas de aprendizagem, nos instrumentos avaliativos e no sistema de avaliação praticado no Ensino Médio no Brasil. A reflexão crítica sobre o comportamento do Projeto Pedagógico dos Centros Experimentais e a formação de professores para a avaliação no Ensino Médio são, ainda, foco desta pesquisa; que ora se apresenta, parte da análise documental do Projeto Político Pedagógico do Centro Experimental de Ensino Médio Atheneu Sergipense, buscando entender-lhe as orientações para a avaliação dos alunos, as ações de formação sobre avaliação, as mudanças nas práticas avaliativas, as questões relativas ao sucesso/insucesso dos alunos. Com base em entrevistas realizadas entre professores/alunos/coordenação estadual do Centro Experimental Atheneu Sergipense foram delineadas as respectivas análises de conteúdo. A dissertação engloba, ainda, uma seção de análise estatística/descritiva geral dos questionários aplicados aos professores e aos alunos. A discussão dos resultados comenta o conjunto das análises realizadas, comparando-as em seus aspectos qualitativos e quantitativos com o quadro teórico de referência. As conclusões comportam as inferências quanto às mudanças: conceptuais sobre avaliação nas orientações oficiais, nas práticas avaliativas dos professores, de atitude dos alunos face às práticas avaliativas e as implicações políticas, sociais e culturais das práticas implementadas.This Dissertation entitled The Evaluation Practices and their Implications: Political, Social and Cultural State School Education (full time) in Aracaju: analysis of representations of teachers and students is structured in three chapters whose theorizing involves the issue of assessment education and school learning. This is a qualitative / quantitative descriptive and interpretive study. The research is spot contemplated by the Center of Experimental Teaching Center Atheneu Sergipense, located in the city of Aracaju, capital of Sergipe. The institution is currently involved with the program from the Experimental Centers School in Brazil. The study aims at analyzing the political, social and pedagogical evaluation practices implemented at the Center for Experimental High School. The objectives are: to investigate the practices of learning evaluation, implications, challenges and redirects within the educational context above, monitoring the changes in the evaluation process, from the framework of the theories of learning and changes in assessment practices in high school in Brazil and correlate the changes in assessment practices in teacher education. The focus of research is on the evaluation model launches and changes in the practices professors’ practices taking direction as the trajectory that starts from the conception of evaluation as a measure to the conception of formative assessment. In addition to the changes in assessment practices of teachers, too, are focused changes in learning practices in evaluation instruments and evaluation system practiced in high school in Brazil. Critical reflection on the behavior of the educational project of the Experimental Centers and teacher education for assessment in high school are still the focus of this research. The research presented the documentary analysis of the Political Pedagogical Experimental Center School Atheneu Sergipense, trying to understand its guidelines for the evaluation of students, evaluation of training activities, changes in assessment practices, the issues related to the success / and students failure on learning. Based on interviews between teachers / students / Coordination Center of the State Experimental Center Atheneu Sergipense were outlined their content analyzes. The dissertation includes also a statistical descriptive section on general questionnaires to teachers and students. The discussion of the results remarks the set of analyzes, comparing them in their qualitative and quantitative aspects with the theoretical frame of reference. Conclusions behave inferences regarding the evaluation of conceptual changes: in official guidance, in assessment practices of teachers, in attitude of the students face to evaluation practices and the political, social and cultural practices implemented.
Description: Orientação: Fernanda Maria Veiga Gomes
URI: http://hdl.handle.net/10437/5187
Date: 2013


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