Necessidades Educativas na sala de aula: Opiniões e perspectivas de um grupo de professores do 3º ciclo e do Secundário de uma escola de Lisboa

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Necessidades Educativas na sala de aula: Opiniões e perspectivas de um grupo de professores do 3º ciclo e do Secundário de uma escola de Lisboa

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Title: Necessidades Educativas na sala de aula: Opiniões e perspectivas de um grupo de professores do 3º ciclo e do Secundário de uma escola de Lisboa
Author: Santos, Dionísia Maria Perpétua
Abstract: O acesso à educação no ensino regular por parte de alunos com necessidades educativas especiais tem vindo a tornar-se uma realidade nas nossas escolas. Assim, este trabalho pretendeu desenvolver a temática: Necessidades Educativas Especiais na sala de aula: Opiniões e perspectivas de um grupo de professores do 3ºCiclo e do Secundário de uma escola de Lisboa Para tratar esta temática seguimos uma metodologia quantitativa e qualitativa, os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas semi-estruradas e de um questionário a docentes do 3º ciclo e do Secundário de uma Escola de Lisboa que leccionavam turmas com alunos com NEE’s. O questionário aplicado foi baseado num questionário utilizado por Maria de Fátima Santos na investigação conducente à sua tese de mestrado no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), e por Jorge Vaz na investigação da sua tese de Doutoramento pela Universidade do Minho. A revisão da literatura centrou-se nas características de uma escola inclusiva, no significado de necessidades educativas especiais e na problemática do currículo. Os nossos objetivos consistiram em procurar compreender a perspectiva de professores desta escola sobre a inclusão de alunos com NEE’s nas atividades letivas, na sala de aula e identificar as principais dificuldades encontradas no seu quotidiano. O tratamento da informação permitiu-nos identificar como se relacionam as diferentes variáveis das opiniões dos professores inquiridos fase à inclusão dos alunos com NEE’s no ensino regular e identificar as suas dificuldades. As conclusões apontaram para: a valorização da inclusão dos alunos com NEE’s nas turmas do ensino regular, a redução do número de alunos por turma; a necessidade de formação dos docentes dos vários grupos disciplinares e dos auxiliares de educação para um melhor acompanhamento destes alunos; a melhor colaboração dos docentes dos vários grupos disciplinares com os professores do ensino especial e os técnicos.The inclusion of students with special educational needs on the regular education system as became a reality in our schools. Therefore, this investigation has the purpose of develop this issue and show the views of a group of teachers, who work in middle and high schools, about the inclusion of students with special educational needs in school and classroom. The bibliography initiates with an analysis about the characteristics of the inclusive school, the meaning of the expression special educational needs and a reflection about the curriculum. The core of this investigation will be to understand, from the teachers´ perspective, the impact of the so-called inclusion in the class and the problems that could be faced by them. We follow a quantitative and qualitative methodology as the data was collected through the implementation of a questionary and interviews to teachers of a middle and high school located in the metropolitan area of Lisbon. The statistical treatment allowed us to relate different variables of the teachers’ opinions regarding the inclusion of students with special educational needs in the regular education system.
Description: Orientação: Rosa Serradas Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/5146
Date: 2013


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Dionisia_Santos_DissertaçãoFinal.pdf 1.727Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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