Feedback oral enquanto estratégia promotora do pensamento crítico em sala de Aula

DSpace/Manakin Repository

Feedback oral enquanto estratégia promotora do pensamento crítico em sala de Aula

Show simple item record

dc.contributor.author Machado, Maria José Santos de Sousa Aragão
dc.date.accessioned 2014-06-24T19:36:15Z
dc.date.available 2014-06-24T19:36:15Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/5039
dc.description Orientação : Edite Fiuza pt
dc.description.abstract A importância do pensamento crítico na formação dos alunos é atualmente uma preocupação presente no plano educacional. Atendendo a que o feedback é considerado por diversos autores como uma influência poderosa no modo como os alunos aprendem, delineou-se o presente estudo integrando as duas áreas - pensamento crítico e comunicação, especificamente feedback - , correntemente considerados isoladamente. Assim, o estudo teve como finalidade averiguar se o uso de feedback oral e eficaz promove o pensamento crítico dos alunos, classificado, de acordo com Ennis (1985), nas áreas Clarificação Elementar, Inferência, Clarificação Elaborada e Estratégias e Táticas. A amostra envolvida é constituída por 53 sujeitos do sétimo ano de escolaridade em contexto de sala de aula de Ciências Físico Químicas. Para testar a hipótese do estudo adotou-se um desenho quasi-experimental com grupo experimental e grupo de controlo e pré-teste/pós-teste. Os instrumentos de recolha de dados incluem, também, dois questionários acerca do feedback, um deles destinado aos alunos do grupo experimental e o outro, a um observador. Durante a intervenção, que durou quatro semanas, os sujeitos do grupo experimental realizaram atividades destinadas a promover o pensamento crítico. Os resultados obtidos apontam para aceitar a hipótese colocada isto é, que o uso de feedback oral e eficaz promove o pensamento crítico dos alunos, especialmente na área Inferência. Perante as evidências obtidas, acredita-se ser importante criar oportunidades de formação aos professores no âmbito dos temas estudados, aumentando consequentemente a sua consciencialização acerca da necessidade de valorizar o pensamento crítico dos alunos e a utilizarem, de forma intencional e sistemática, feedback eficaz enquanto estratégia para atingir esse objetivo. pt
dc.description.abstract Due to its importance in student´s formation, critical thinking is nowadays a worrying subject in educational plan. Being feedback considered by several authors as a powerful influence on the way students learn, the present study was outlined integrating two areas that are commonly considered isolated - critical thinking and communication, feedback in particular. In this way, the study aimed to investigate whether the use of oral and effective feedback promotes student´s critical thinking, classified, according to Ennis (1985), in areas as Elementary Clarification, Inference, Advanced Clarification and Strategies and Tactics. The study was conducted during physics and chemistry lessons with 53 students from 7th. To test the study hypothesis, a quasi-experimental design was undertaken with an experimental and a control group using a pre and post-test. Data collection also included two questionnaires about feedback, one for students in the experimental group and another to an observer. During the four weeks intervention, students from experimental group performed activities designed to promote critical thinking. Results lead us to accept the hypothesis that the use of oral and effective feedback promotes students critical thinking, especially, in Inference area. Given evidences, it’s believed to be important to create training opportunities for teachers within the themes studied, thereby increasing their awareness about the need to enhance students critical thinking and the use of intentional and systematic, effective feedback as a strategy to achieve this goal. en
dc.description.abstract Fiuza, Edite, orient.
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject ENGENHARIA pt
dc.subject ENGINEERING en
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject ENSINO DA FÍSICA pt
dc.subject ENSINO DA QUÍMICA pt
dc.subject PHYSICS EDUCATION en
dc.subject CHEMISTRY EDUCATION en
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.subject ESTRATÉGIAS DE ENSINO pt
dc.subject TEACHING STRATEGIES en
dc.title Feedback oral enquanto estratégia promotora do pensamento crítico em sala de Aula pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201269554


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação Maria José Machado.pdf 15.13Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account