O espaço sobrante : o caso dos viadutos

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O espaço sobrante : o caso dos viadutos

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dc.contributor.advisor Moreno, Manuel Joaquim S., orient.
dc.contributor.author Ávila, João Filipe Nunes
dc.date.accessioned 2014-06-19T14:20:34Z
dc.date.available 2014-06-19T14:20:34Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4972
dc.description Orientação : Manuel Joaquim S. Moreno pt
dc.description.abstract A presente dissertação consiste na reflexão do impacto dos viadutos na malha urbana, demonstrando a potencialidade do espaço sobrante, de recuperação e requalificação como espaço público. Esta reflexão é materializada numa proposta de requalificação urbana e arquitectónica para o baixo do viaduto da Rua Duque de Loulé, no Porto. Tomando como ponto de partida o Movimento Moderno, desenvolve-se uma reflexão crítica sobre a origem dos espaços sobrantes, no sentido de compreender a evolução da arquitectura, das mutações urbanas e o espaço configurado por estes agentes. A complexidade de definição e intervenção no local leva à necessidade de compreensão do que são os vazios urbanos. A caracterização destes espaços é ampla, podendo estes adquirir diferentes sentidos e formas. O desafio passa, portanto, pelo conhecimento da definição dos espaços sobrantes, bem como, pela compreensão de métodos válidos, de actuação no espaço. Os casos de estudo são a contribuição para o conhecimento e actuação no local, onde surge a proposta, onde procura-se uma intervenção prática, sólida e válida, com sentido de integrar a envolvente próxima, e expandir, consolidadamente, o espaço público da cidade do Porto. pt
dc.description.abstract This dissertation is a reflection on the impact of viaducts and the voids they created in the urban fabric, attempting to demonstrate their potential for the recovery and rehabilitation of public space. This reflection is embodied in a proposal for the urban and architectural renewal of the underlying space of Rua Duque de Loulé’s viaduct, in Porto. Taking as its starting point the Modern Movement, this work develops a critical reflection on the origin of surplus spaces, in order to understand the evolution of architecture, of urban mutations and of the space configured by these agents. The complexity of defining an onsite intervention creates a need for a proper understanding of urban voids. The characterization of these spaces is vast, and they acquire different meanings and forms. The challenge is, therefore, the knowledge of the definition of surplus spaces, as well as the understanding of valid methods of action in space. The case studies are a contribution to knowledge and action in the particular place, of the proposal, which seeks to be a practical intervention, solid and valid, to integrate with the nearby surroundings, and expand, consolidated, the public space of Porto. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess en
dc.rights openAccess
dc.subject ARQUITETURA pt
dc.subject ARCHITECTURE en
dc.subject REABILITAÇÃO URBANA pt
dc.subject URBAN REGENERATION en
dc.subject INFRAESTRUTURAS URBANAS pt
dc.subject URBAN INFRASTRUCTURES en
dc.subject REQUALIFICAÇÃO URBANA pt
dc.subject URBAN REQUALIFICATION en
dc.subject MESTRADO EM ARQUITETURA pt
dc.title O espaço sobrante : o caso dos viadutos pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201248727


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