A dança no currículo da disciplina de educação física: um estudo de caso

DSpace/Manakin Repository

A dança no currículo da disciplina de educação física: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient. pt
dc.contributor.author Alves, Sandra Isabel Vieira Sanches
dc.date.accessioned 2014-06-18T09:49:06Z
dc.date.available 2014-06-18T09:49:06Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4962
dc.description Orientação: Francisco Carreiro da Costa pt
dc.description.abstract Neste estudo de caso pretendemos analisar e refletir sobre o ensino da dança na disciplina de educação física. Enquadrado teoricamente por um conjunto de autores que se debruçaram sobre esta problemática, procurámos conhecer a realidade do ensino da dança na disciplina de educação física na escola EB 2.3 D. José I, em Vila Real de S. António. Procurámos saber se os professores que integram o grupo de educação física da escola referida lecionam a dança nas suas aulas, como o fazem, dificuldades que sentem e soluções que encontram na lecionação dessa matéria, bem como o valor que atribuem à dança no desenvolvimento dos alunos. Este estudo seguiu os procedimentos metodológicos da investigação qualitativa, tendo sido utilizado como instrumento de recolha de informação a entrevista semiestruturada e recorrido à análise de conteúdo, mais especificamente ao método da análise categorial, para o tratamento da informação recolhida. Destacamos como principal conclusão do estudo a manifesta preocupação dos professores em abordar a matéria de dança nas suas aulas, apesar das dificuldades referidas pelos mesmos que se prendem, fundamentalmente, com lacunas na sua formação e preconceitos por parte dos alunos em relação à dança, expressas sobretudo pelos alunos do género masculino. pt
dc.description.abstract This case study intends to analyze and reflect on the dance teaching in physical education. Framed theoretically by a number of authors who have studied this issue, we sought to know the actuality of dance teaching in physical education at a specific school located in Vila Real de S. António. We sought to know how teachers develops dance in their classes, their options, difficulties and solutions concern on that matter, as well as the value assigned to the dance towards students development. This study followed the methodological procedures of qualitative research and used semi-structured individual interviews as a tool for collecting data, processed through the categorical analyses We highlight as the main conclusion of the study the fact that teachers seek to develop dance, despite the difficulties referred concerning to the lack of training and preconceived ideologies of dance expressed mainly by male pupils. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DESPORTO pt
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject DANÇA pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject SPORT en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION TEACHING en
dc.subject DANCE en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.title A dança no currículo da disciplina de educação física: um estudo de caso pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View Description
DM_SandraAlves.pdf 2.757Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account