Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins

DSpace/Manakin Repository

Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins

Show full item record

Title: Comparação entre o conhecimento declarativo e processual: estudo de caso. Análise da preleção de um treinador de hóquei em patins
Author: Lourenço, Hugo Alexandre Carrilho
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as preleções que um determinado treinador emitiu ao longo dos jogos analisados e comparar o nível de congruência entre o conhecimento declarativo e processual. Neste estudo foram analisados quatro jogos durante a época desportiva 2012 / 2013. Todos os jogos em análise foram referentes a uma equipa que competiu no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Hóquei em Patins, sendo metade dos jogos em casa e a outra fora. O sistema de observação para a recolha de dados utilizados foi o Sistema de Análise da Informação em Competição (SAIC), tendo sido validada a introdução da categoria Arbitragem, assim como a introdução de novas quarenta e seis subcategorias na Dimensão Conteúdo. Globalmente, os resultados obtidos demonstram que existe um padrão na informação transmitida, sendo a informação essencialmente de cariz prescritiva/descritiva, tática e dirigida à Equipa. Sendo congruente o seu conhecimento declarativo com o processual. No que concerne às subcategorias, existem algumas incongruências, normalmente por sobrevalorizar algumas delas no inquérito de expetativas e posteriormente os resultados não demonstrarem tanta importância conferida pelo treinador no momento da reunião que antecede o jogo.This work aims to analyze the profile of the lecture that a particular coach sets over the analyzed games to identify the degree of consistency between the expectations of the manager in relation to the information you want to lecture in each game and the information that has effectively been lectured. In this case study, four games were observed during the 2012/2013 sports season. All games of this analysis referred to a team that competed in the First Division of the National Hockey Championship, with half the games being at home and the others away. The observation system for collecting data on the analysis of the lecture is the Information Analysis System on Competition (CAS), having been validated the introduction of the category Arbitration on the Content Dimension, as well as introducing the new forty-six subcategories also in the Content Dimension. Overall, the results show that there is a pattern in the data output by the coach used as an object of study, being the information essentially prescriptive/descriptive, tactical and team oriented. In what concerns the level of expectations by the coach, we can consider that there is a congruence between what the object of study considers to be the most important information and the information that effectively is addressed. Regarding the subcategories, there are some inconsistencies, usually by overvaluing some of them in the investigation of expectations and, posteriorly, the results do not show that much of importance given by the coach at the time of the lecture prior to the game.
Description: Orientação: Jorge Fernando Ferreira Castelo
URI: http://hdl.handle.net/10437/4934
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
tese mestrado - versão final (1).pdf 1.967Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account