Associação entre expressão física motora estruturada, aptidão cardiorrespiratória e composição corporal: um estudo longitudinal de 6 anos

DSpace/Manakin Repository

Associação entre expressão física motora estruturada, aptidão cardiorrespiratória e composição corporal: um estudo longitudinal de 6 anos

Show full item record

Title: Associação entre expressão física motora estruturada, aptidão cardiorrespiratória e composição corporal: um estudo longitudinal de 6 anos
Author: Silva, António Manuel Ferreira da
Abstract: Objetivo: Este estudo analisou a correlação existente entre o V₀₂ Max, o IMC e a participação num programa estruturado de expressão físico-motora (Play Gym - PG), entre alunos do primeiro e terceiro ciclo, pretendendo também compreender se existem associações entre o género. Método: De uma amostra de 897 alunos de terceiro ciclo de escolas de Lisboa, para os quais obtivemos os dados atuais do Fitnessgram, fomos verificar os alunos que participaram no PG no ano 2005-06 (n=273) comparando-os com os 624 que não participaram naquele programa. Na primeira fase, recolheu-se os dados atuais do Fitnessgram, das escolas do terceiro ciclo do concelho de Lisboa (n=897 alunos). E numa segunda fase, elaborou-se uma confrontação entre os dados recolhidos e os dados do projeto PG, coordenado pela Federação Portuguesa de Ginástica e pela Câmara Municipal de Lisboa e que se centrava na realização de expressão físico-motora (EFM) estruturada em alunos do primeiro ciclo no ano 2005-2006, com o intuito de encontrar alunos que contenham dados nos dois momentos. Resultados: No terceiro ciclo os alunos que tiveram PG apresentam valores superiores de V₀₂Max (p<,001) e mais saudáveis de IMC (p=,02), comparativamente com os que não tiveram esta atividade no primeiro ciclo. Também se verificou que os alunos com melhores níveis de V₀₂ Max e IMC no primeiro ciclo, são aqueles com melhores níveis de V₀₂ Max e IMC no terceiro ciclo (p<,001). Na comparação entre a evolução do V₀₂ Max entre os géneros desde o PG até ao terceiro ciclo, concluímos que o género masculino evolui (p<,001) e que o feminino regride (p<,001) . Conclusões: O estudo demonstra que a EFM estruturada no primeiro ciclo, desenvolve a longo prazo nos alunos melhores indicadores de saúde, neste caso através de melhores níveis de V₀₂ Max e de IMC. Objective: The respective study aims to analyze the correlation between V₀₂ Max, BMI and Play Gym (PG) during the 1st cycle, including students of the 1st and 3rd cycle, intending also to understand whether there are associations between gender. Method: In the first phase, the data collected from the Fitnessgram, the schools of the 3rd cycle of the Lisbon area, including 897 students. Moreover, in a second phase, we elaborated a confrontation between the data collected and the data from the PG, coordinated by the Portuguese Federation of Gymnastics and the Municipality of Lisbon which focused on the realization of Physical Activity structured students of the 1st cycle, in order to find matching students. Hence, the 273 pupils. Results: In the 3rd cycle students who had PG have higher values of V₀₂ Max (p<,001) and more healthy BMI (p=,02), compared with those who did not have this activity in the 1st cycle. It was also found that students with higher levels of V ₀ ₂ Max and BMI in the 1st cycle, are those with the highest levels of V₀₂ Max and BMI in the 3rd cycle (p<,001). When comparing the evolution of V ₀ ₂ Max gender from the PG to the 3rd cycle, we conclude that males evolve (p<,001) and the female regresses (p<,001). Conclusions: The study demonstrates that the AFD structured in the 1st cycle, develops - in a long-term - a healthier life for students through better levels of V ₀ ₂ Max and BMI.
Description: Orientador: António Labisa Palmeira
URI: http://hdl.handle.net/10437/4910
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
Tese Final - ASilva.pdf 664.5Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account