A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar

DSpace/Manakin Repository

A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar

Show full item record

Title: A relação do comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação de alunos de desportos gímnicos do desporto escolar
Author: Lourenço, António José Ferreira
Abstract: O objetivo deste estudo é examinar as relações entre o comportamento do professor com a perceção de auto-eficácia e satisfação dos participantes em grupos/equipas de desportos gímnicos do desporto escolar. Foram observados e registados através do «Coaching Behavior Assessement System» (Smith, Smoll, & Hunt, 1977) os padrões de comportamento de nove professores de grupos/equipa de desportos gímnicos. Os alunos (N = 95) reportaram as suas perceções de auto-eficácia gímnica e satisfação para com o professor e para com o ambiente de grupo. As análises revelaram que os comportamentos dos professores se encontravam associados significativamente com a perceção de auto-eficácia e satisfação. Especificamente, as correlações revelaram que a Instrução Técnica Geral e o Reforço Geral se encontram relacionados positivamente com a Perceção de Auto-Eficácia Gímnica, e verificou-se a relação inversa entre Reforço Perante o Insucesso/Erro e a Instrução Técnica Geral Com Demonstração com a Auto-Eficácia. Mais, a Instrução Técnica Perante o Insucesso com Demonstração e a Comunicação Geral encontram-se positivamente associados com ambas as medidas de satisfação. Os resultados foram discutidos relativamente à Teoria de Auto-Eficácia e são apresentadas sugestões e implicações para professores e treinadores.The aim of this study is to examine the relationship between teacher behavior and perceptions of self-efficacy and satisfaction of participants in gymnastics school groups. The behavioral patterns of nine teachers of gymnastics groups were monitored and recorded through the “Coaching Behavioral Assessment System” (Smith, Smoll, & Hunt, 1977). Pupils (N = 95) reported their perceptions of self-efficacy and satisfaction both with teacher and with group environment. The analyses showed that teachers’ behaviors were significantly associed with perceived self-efficacy and satisfaction. In particular, the correlations revealed that the General Technique Instruction and Reinforcement are positively related with Gymnic Perceived Self-Efficacy. There was also an inverse relationship between Reinforcement when there is Failure / Error and Technical General Instruction with Demonstration with Self-Efficacy. Furthermore, Technical Instruction facing Failure with Demonstration and General Communication are positively associated with both measures of satisfaction. Results were discussed on Theory of Self-Efficacy and suggestions and implications for teachers and coaches are hereby pointed.
Description: Orientação: Francisco Arruda Carreiro da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/4909
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View Description
António_Lourenço_Tese_MestradoEFD.pdf 1.685Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account