Estudo de padrões de jogo de andebol em educação física – jogos com alunos do mesmo nível e com alunos de aptidão heterogénea

DSpace/Manakin Repository

Estudo de padrões de jogo de andebol em educação física – jogos com alunos do mesmo nível e com alunos de aptidão heterogénea

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient. pt
dc.contributor.author Madeira, André Luís Policarpo
dc.date.accessioned 2014-06-06T15:51:51Z
dc.date.available 2014-06-06T15:51:51Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4907
dc.description Orientação: Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa ; co-orientação: Luís António Fernandes Bom pt
dc.description.abstract Objectivo: estudar a diferença de oportunidades de aprendizagem na prática de jogos de Andebol 5x5, compostos por alunos com a mesma aptidão ou com alunos de aptidões diferentes, nas aulas de Educação Física, no 10º ano de escolaridade. Processo: foram elaboradas duas séries de seis jogos, cada uma com uma forma de agrupamento dos alunos segundo a aptidão do conjunto dos jogadores. Foi elaborado um instrumento de análise da dinâmica do jogo de Andebol, o AMEF (Análise da Movimentação das Equipas e da Finalização), que permitisse a recolha de dados sobre a participação dos alunos na defesa e no ataque, com e sem bola, durante o jogo, realizando-se uma comparação com o instrumento de análise de jogo TSAP (Teaching Sports Assessment Procedure). Resultados: a análise dos dados revelou que a participação dos alunos com menor aptidão em mais jogos de contexto misto evidencia aumentos significativos na sua participação no jogo com bola e sem bola; inversamente, os alunos que permanecem sempre no contexto de jogo nível apresentam diminuição nos valores da sua participação. pt
dc.description.abstract Goal: search for differences of two grouping conditions (mixed ability and heterogeneous) in Handball 5x5 game practice, on low skilled students opportunity to learn (the dependent variable). Process: we studied a 10th grade Physical Education Experimental Teaching Unit of six lessons. The student groups practiced 4x4 Handball in three different sequences of six 12 min. games. We arranged team composition (mixed or level) in each sequence according to specific Handball ability of the players. The games were video recorded. We analyzed these records and coded every team action using categories protocol we developed, Team Analysis Moving and Shooting (TAMS). We matched TAMS data to game analysis using TSAP (Teaching Sports Assessment Procedure). Results: low skilled students who played mainly in mixed ability teams show better participation in games. Low skilled students that played only in homogeneous team conditions presented a tendency to lower their participation during the six game sequence. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DESPORTO pt
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject JOGOS pt
dc.subject ANÁLISE DESPORTIVA pt
dc.subject ANDEBOL pt
dc.subject SPORT en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject GAMES en
dc.subject SPORTS ANALYSIS en
dc.subject HANDBALL en
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.title Estudo de padrões de jogo de andebol em educação física – jogos com alunos do mesmo nível e com alunos de aptidão heterogénea pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201270030


Files in this item

Files Size Format View Description
André Madeira - ... ÍVEL E COM ALUNOS DE~1.pdf 3.553Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account