Estudo de padrões de jogo de andebol em educação física – jogos com alunos do mesmo nível e com alunos de aptidão heterogénea

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Estudo de padrões de jogo de andebol em educação física – jogos com alunos do mesmo nível e com alunos de aptidão heterogénea

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Title: Estudo de padrões de jogo de andebol em educação física – jogos com alunos do mesmo nível e com alunos de aptidão heterogénea
Author: Madeira, André Luís Policarpo
Abstract: Objectivo: estudar a diferença de oportunidades de aprendizagem na prática de jogos de Andebol 5x5, compostos por alunos com a mesma aptidão ou com alunos de aptidões diferentes, nas aulas de Educação Física, no 10º ano de escolaridade. Processo: foram elaboradas duas séries de seis jogos, cada uma com uma forma de agrupamento dos alunos segundo a aptidão do conjunto dos jogadores. Foi elaborado um instrumento de análise da dinâmica do jogo de Andebol, o AMEF (Análise da Movimentação das Equipas e da Finalização), que permitisse a recolha de dados sobre a participação dos alunos na defesa e no ataque, com e sem bola, durante o jogo, realizando-se uma comparação com o instrumento de análise de jogo TSAP (Teaching Sports Assessment Procedure). Resultados: a análise dos dados revelou que a participação dos alunos com menor aptidão em mais jogos de contexto misto evidencia aumentos significativos na sua participação no jogo com bola e sem bola; inversamente, os alunos que permanecem sempre no contexto de jogo nível apresentam diminuição nos valores da sua participação.Goal: search for differences of two grouping conditions (mixed ability and heterogeneous) in Handball 5x5 game practice, on low skilled students opportunity to learn (the dependent variable). Process: we studied a 10th grade Physical Education Experimental Teaching Unit of six lessons. The student groups practiced 4x4 Handball in three different sequences of six 12 min. games. We arranged team composition (mixed or level) in each sequence according to specific Handball ability of the players. The games were video recorded. We analyzed these records and coded every team action using categories protocol we developed, Team Analysis Moving and Shooting (TAMS). We matched TAMS data to game analysis using TSAP (Teaching Sports Assessment Procedure). Results: low skilled students who played mainly in mixed ability teams show better participation in games. Low skilled students that played only in homogeneous team conditions presented a tendency to lower their participation during the six game sequence.
Description: Orientação: Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa ; co-orientação: Luís António Fernandes Bom
URI: http://hdl.handle.net/10437/4907
Date: 2013


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André Madeira - ... ÍVEL E COM ALUNOS DE~1.pdf 3.553Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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