Curso de Educação e Formação : uma Trajetória de Reconciliação com o Sistema Educativo : Um Estudo de Caso na Time To Train

DSpace/Manakin Repository

Curso de Educação e Formação : uma Trajetória de Reconciliação com o Sistema Educativo : Um Estudo de Caso na Time To Train

Show full item record

Title: Curso de Educação e Formação : uma Trajetória de Reconciliação com o Sistema Educativo : Um Estudo de Caso na Time To Train
Author: Neto, Vera L. Cardoso
Abstract: A dissertação apresentada foi realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação, sendo resultado de um trabalho de pesquisa realizado na Time To Train, uma Escola de Formação Profissional. O estudo apresentado, procurou indagar a perspetiva dos alunos do Curso de Educação e Formação sobre a escola que frequentam. A investigação foi norteada pelos objetivos de conhecer a visão destes alunos sobre este tipo de ensino, procurando-se ainda averiguar as razões que os levam a optar por um CEF, assim como avaliar o impacto que a frequência do curso teve no seu aproveitamento e comportamento. A revisão bibliográfica assentou numa reflexão sobre alguns aspetos que envolvem estes jovens e a fase da adolescência que vivem bem como as problemáticas associadas à sua frequência escolar, e nos CEF em particular. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de modo a valorizar as informações dos sujeitos, baseada na modalidade de estudo de caso, elegendo-se a entrevista como o principal instrumento de investigação. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento do perfil dos alunos que frequentam os CEF das suas expetativas em relação ao curso.This dissertation was performed to be presented as the final work of the Course of Masters Degree in Educational Psychology and consists of a research work carried out in Time To Train, a School of Vocational Training. The study sought to investigate the perspective of students of Education and Training School on attending. The research was guided by the objectives of the vision of these students know about this type of education, we sought to further investigate the reasons that lead them to opt for a CEF, as well as assess the impact that the frequency of the Course has had in his recovery and behavior . The literature review was based on a reflection on some aspects involving these youth and adolescence living as well as the problems associated with their attendance, and CEF in particular. Was used a qualitative methodology in order to exploit the information of the subjects, so the study was based on the type of case study, and electing to interview as the main research tool. It is hoped that the findings obtained may contribute to a better understanding of the profile of students attending courses of education and their expectations.
Description: Orientação :Paula Campos ; Co-orientação : Carla Santos
URI: http://hdl.handle.net/10437/4887
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
corpo.pdf 1.042Mb PDF View/Open
Capa da Tese de Mestrado- FINAL.pdf 145.9Kb PDF View/Open
anexos.pdf 110.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account