O papel das práticas de responsabilidade social percebida na satisfação no trabalho : um estudo em empresas brasileiras e portuguesas

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O papel das práticas de responsabilidade social percebida na satisfação no trabalho : um estudo em empresas brasileiras e portuguesas

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Title: O papel das práticas de responsabilidade social percebida na satisfação no trabalho : um estudo em empresas brasileiras e portuguesas
Author: Cavalcante, Sarah de Carvalho
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo estudar a perceção das práticas de responsabilidade social e sua relação com a satisfação no trabalho de colaboradores de duas empresas de tecnologia da informação, sendo uma brasileira e outra portuguesa. Duzentos e dois colaboradores responderam a um questionário que incluía as escalas de perceção de responsabilidade social e satisfação no trabalho, e itens de caracterização sócio demográfica. Esperava-se que quanto maior a perceção dos colaboradores quanto às três dimensões de responsabilidade social: para com os colaboradores, ambiente e comunidade e económica, maior seria a satisfação no trabalho. Os resultados mostram uma correlação positiva entre as três dimensões da responsabilidade social com a satisfação, sendo a dimensão de responsabilidade para com os colaboradores e a económica mais elevada do que a responsabilidade social ambiental. Destaca-se ainda que os colaboradores da empresa brasileira tiveram uma perceção mais alta das práticas de responsabilidade social da empresa na qual trabalham, impactando no aumento da satisfação desses colaboradores.This dissertation intents to study the perception of social responsibility practices and their relation to job satisfaction of employees of two information technology companies, of Brazil and Portugal. Two hundred and two participants completed a questionnaire that included scales of perception of social responsibility and job satisfaction, and sociodemographic characteristics of items. It was expected that the greater the perception of employees on the three dimensions of social responsibility: towards employees, environment and community, and economic; the greater the job satisfaction. The results show a positive correlation between the three dimensions of social responsibility with satisfaction, having the dimension of responsibility to employees and the economic more higher than environmental social responsibility. Note also that employees of the Brazilian company had a higher perception of social responsibility practices of the company in which they work, impacting on increasing the satisfaction of these employees.
Description: Orientação : Ana Loureiro
URI: http://hdl.handle.net/10437/4857
Date: 2013


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