Gestão democrática na escola e a organização pedagógica: um estudo de caso

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Title: Gestão democrática na escola e a organização pedagógica: um estudo de caso
Author: Santos, Hilda Pereira dos
Abstract: O trabalho de pesquisa parte da necessidade de analisar a história da gestão democrática numa escola pública municipal do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), localizada no município de Currais Novos/RN. Um estudo de caso, onde se descreve a organização do trabalho pedagógico a partir dos princípios de gestão e de autonomia escolar culminando na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, instrumento de concretização da gestão democrática. São sujeitos da pesquisa representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar: direção, equipe pedagógica, professores, funcionários e pais de alunos. A pesquisa tem como princípio metodológico, a observação do perfil da gestão escolar, seguindo-se os momentos de questionamentos acerca do trabalho pedagógico dos professores com entrevistas semiestruturadas, além da análise documental, que permite conhecer a experiência da gestão democrática desenvolvida numa escola de ensino fundamental da rede pública. A pesquisa oportuniza a participação nas atividades administrativas e didático-pedagógicas numa total interação com os projetos escolares. Nessa perspectiva, torna-se primordial à formação dos gestores para que assumam a liderança do processo democrático, tendo como foco a função pedagógica e social da escola, sem descuidar dos principais órgãos de gestão, que decerto darão suportes de representatividade, continuidade e legitimação escolar. É fundamental para a dinâmica da escola, no atual contexto do mundo globalizado, buscar-se a superação dos desafios a partir da comunidade escolar, e o aliado fundamental necessário desse desafio é o conselho escolar, constituído como órgão de força diante da autonomia financeira e pedagógica, sendo que, a liderança efetiva-se na figura do gestor que deverá estar sempre buscando uma participação mais efetiva dos professores, funcionários, pais, alunos e comunidade para, unidos, promoverem um plano de ação para o desenvolvimento da escola, priorizando resultados eficazes na consecução de objetivos almejados.This research starts from the need of examining the history of democratic management in a public elementary school (1st to 5th grade), located in the city of Currais Novos/RN. It is a study case that describes the organization of pedagogical work from the principles of school management and autonomy, culminating in the collective construction of the Pedagogical and Political Project, a materializing instrument of democratic administration. The subjects of the research are representatives of various segments from the school community: principals, pedagogic team, teachers, staff and parents. The methodological principle of the research is the observation of the profile of school management, followed by moments of questions about the pedagogical work of teachers with structured interviews, besides the documentary analysis, which allows knowing the experience of democratic management developed in a public elementary school. The research provides an opportunity to participate in administrative, didactical and teaching activities in a total interaction with school projects. From this perspective it is primordial to the training of managers to assume leadership on the democratic process, focusing on the pedagogical and social function of the school, without neglecting the main governing bodies, which will certainly give representative support, continuity and legitimacy to school. It is fundamental to the dynamics of the school, in the current context of a globalized world, seeking to overcome the challenges from the school community, and the fundamental ally who is necessary in this challenge is the School Council, constituted as a body force in the face of financial and pedagogical autonomy, considering that the leadership is effective in the figure of the manager who should always be looking for more effective participation of teachers, staff, parents, students and community altogether, in order to promote an action plan for school development, prioritizing effective results in achieving the desired goals.
Description: Orientador: Manuel Tavares ; co-orientador: José Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/4852
Date: 2012


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Gestão Democrát ... organização pedagógica.pdf 963.7Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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