O processo de alfabetização dos alunos do 6º ano da Escola Municipal Jeanne Machado

DSpace/Manakin Repository

O processo de alfabetização dos alunos do 6º ano da Escola Municipal Jeanne Machado

Show full item record

Title: O processo de alfabetização dos alunos do 6º ano da Escola Municipal Jeanne Machado
Author: Nascimento, Albanita Pereira de Souza do
Abstract: O presente estudo trata de uma pesquisa de caráter observatório que procurou descobrir as causas e porquês das dificuldades encontradas pelos professores do 6° ano com relação ao processo de alfabetização dos alunos, principalmenteem na zona rural, do município de Touros, RN, que apresentavam defasagem na aprendizagem de leitura e escrita, bem como na interpretação e produção textuais. Os dados foram coletados através de questionários, de diálogos e observações por meio de visitas nas famílias dos alunos, com os professores dos mesmos e os sujeitos em questão. Procurou-se analisar os reais motivos que impedem a construção do conhecimento dos alunos e dificuldades registradas pelos professores que atuam nessa série/ano, considerando que a alfabetização é um processo fundamental na vida do sujeito, que da mesma depende sua formação profissional e participação nas questões sociais, de forma consciente e objetiva nas diferentes esferas da sociedade. Os resultados da pesquisa demonstram fragilidade nas políticas educacionais oferecidas pelo governo, que de nada incentiva a aprendizagem e sim assegura a permanência do aluno na escola e esta, por sua vez, trabalha sem apoio da família, que passa suas responsabilidade para a mesma. Torna-se evidente que sem incentivo da família a escola não pode obter sucesso.This study is a research study observatory that sought to discover the causes and whys of the difficulties encountered by teachers in 6 th grade with respect to the process of literacy of students, especially in rural areas, the city of Touros, RN who presented lag in learning reading and writing as well as the interpretation and textual production. Data were collected through questionnaires, dialogues and observations through visits families of students with the same teachers and the subjects in question; sought to examine the real reasons that prevent the construction of knowledge and difficulties of students registered teachers who work in this series/ year, considering that literacy is a fundamental process in the life of the subject, that just depends on their training and participation in social, conscientiously and objectively in different spheres of society. The survey results demonstrate weakness in educational policies offered by the government that encourages learning anything but ensures the permanence of the student at school and this, in turn, works without family support, which passes responsibility for the same. It is evident that without encouragement from family to school can not succeed.
Description: Orientação: André Luiz Barbosa Mendes ; co-orientação: Leonardo Rocha
URI: http://hdl.handle.net/10437/4815
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
Albanita_Pereira_Dissertação_29-07-2013.pdf 1.126Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account