Gestão democrática : caminhos e descaminhos da prática do gestor no cotidiano escolar

DSpace/Manakin Repository

Gestão democrática : caminhos e descaminhos da prática do gestor no cotidiano escolar

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.
dc.contributor.author Silva, Ana Maria Marques Araújo
dc.date.accessioned 2013-11-20T11:31:39Z
dc.date.available 2013-11-20T11:31:39Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4243
dc.description Orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida ; co-orientação: Manuel Tavares Gomes pt
dc.description.abstract A preocupação central desta pesquisa é analisar a concepção de seis gestores, três supervisores, seis professores, três membros do conselho escolar e cento e cinquenta estudantes que estão diretamente envolvidos com a prática da gestão democrática escolar, em três escolas da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes. Este estudo está dividido em três capítulos: a gestão democrática e seus desafios na escola, analisando os estudos referentes à prática do gestor escolar no Brasil e a função do gestor no município de Jaboatão dos Guararapes; a investigação de campo foi realizada com entrevistas aos profissionais em educação, aplicação do questionário aos estudantes, análise dos documentos administrativos e pedagógicos. Utilizamos a metodologia quali-quantitativa. Visto que os dados foram analisados através da análise do discurso e o programa SPSS 18.0. Utilizamos tabelas e gráfico. Observamos às questões voltadas a prática cotidiana do gestor diante do processo democrático no âmbito escolar. Diante destes estudos evidencia-se que atualmente a necessidade do aprofundamento do conhecimento de todos participantes da escola, sobre os princípios da Gestão Democrática fundamentada na construção coletiva do PPP e da necessidade de um Conselho Escolar atuante e comprometido com a educação de qualidade. pt
dc.description.abstract The central concern of this reseach is to analyze the design of six managers, three supervisors, six teachers three board members, and one hundred fifty students who are directly involved with the practice of democratic scholar management in three school of municipal net school of Jaboatão dos Guararapes community.This studying is divided into three chapters: the democratic management and its challegers in school, analyzing the studying on the practice of schoolar manager in Brazil and the scholar manager in Jaboatão dos Guararapes community. The field investigation was realized with interviews by profissionals of the areas of education and questionaire to students, analisis of administrative and pedagogical documents.We used qualitative and quantitative methodologies. Since the data were analysed through by analisis using discourse and the scheme SPSS 18.0.We observed the issues facing everyday practice of the manager scholar before the democratic process in scope of the school.Before these case study it is evident that actually the necessity of deeping the know- ledge of all participants in the school, on the principles of democratic management based on the colletive construction of the PPP and need for active School Board and committed to qualify education. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject GESTÃO ESCOLAR pt
dc.subject DEMOCRACIA pt
dc.subject GESTORES pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SCHOOL MANAGEMENT en
dc.subject DEMOCRACY en
dc.subject MANAGERS en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.title Gestão democrática : caminhos e descaminhos da prática do gestor no cotidiano escolar pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View Description
ANA-TCC-0UTUBRO.pdf 1.446Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account