Desafios do contexto histórico-legislativo da formação do professor do ensino religioso no Brasil

DSpace/Manakin Repository

Desafios do contexto histórico-legislativo da formação do professor do ensino religioso no Brasil

Show full item record

Title: Desafios do contexto histórico-legislativo da formação do professor do ensino religioso no Brasil
Author: Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Gilz, Claudino; Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Perobelli, Rachel de Morais Borges
Abstract: A disciplina de Ensino Religioso, ampliada pela “Educação Religiosa” como área de conhecimento, aos poucos vai tomando o seu espaço no currículo escolar. O debate para uma formação inicial e continuada tem considerado as urgências e necessidades dos novos tempos. Entretanto, não basta que pareceres e resoluções simplesmente estabeleçam as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, incluindo uma área de conhecimento qualificada como Educação Religiosa. Há de se buscar um maiora profundamento dos elementos integrantes de sua natureza e o conseqüente tratamento metodológico a ser-lhe dispensado nessa nova condição. Isto não será possível,sem que se leve em conta a formação de profissionais capacitados a compreender a natureza da disciplina e desenvolver as habilidades e competências para um desempenho como profissionais da educação. Por isso, esse artigo levanta algumas questões histórico-legislativas no intuito de perceber como se dá o processo de inclusão desse profissional no sistema de ensino, com a justa garantia de seus direitos, como acontece com os demais professores que atuam nas outras áreas do currículo.
URI: http://hdl.handle.net/10437/4165
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
desafios_do_con ... nsino_religioso_brasil.pdf 62.80Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account