Realismo, ideologia e (re)construção da identidade docente através das representações imagéticas discentes na rede estadual de ensino da cidade de Jurema / PE

DSpace/Manakin Repository

Realismo, ideologia e (re)construção da identidade docente através das representações imagéticas discentes na rede estadual de ensino da cidade de Jurema / PE

Show full item record

Title: Realismo, ideologia e (re)construção da identidade docente através das representações imagéticas discentes na rede estadual de ensino da cidade de Jurema / PE
Author: Andrade, Oberdan da Silva de
Abstract: Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caráter exploratório e tem como foco averiguar de que maneira o professor é significado na sociedade atual, analisando a importância da sua imagem através da representatividade social formulada e refletida no espaço escolar. Para tal evidência, partimos da afirmativa de que o bom professor, (professor ideal), tem relevância para a relação interpessoal no ambiente escolar, bem como, na vida escolar e intelectual do discente, culminando posteriormente em sua vida social e profissional. Com base nestes aspectos, decidiu-se fazer um estudo acerca deste temário. A coleta de dados realizou-se em uma escola pública estadual do Ensino Médio de Pernambuco/Brasil. A população alvo deste estudo refere-se a 112 alunos que totalizaram 03 salas de aulas de Ensino Médio dos períodos diurno e noturno da respectiva escola pública. O procedimento de coleta de dados foi composto por duas etapas: A primeira etapa da pesquisa consistiu na natureza exploratória com o objetivo de oferecer uma explicação geral sobre o temário através de delimitação do estudo e levantamento bibliográfico. A segunda etapa da pesquisa se constituiu pela aplicação de questionários, cujos resultados foram exportados para o software SPSS, haja vista de se tratar de dados quantitativos. Os aspectos investigados sobre o professor real e ideal se alicerçaram em torno das análises relacionadas às características pessoais e de personalidade, de relacionamento e das características profissionais que os professores possuem. Os dados levantados evidenciaram que na percepção dos alunos participantes da investigação, estes aspectos estão interligados, não sendo possível concebê-los de forma separada, pois juntos, contribuem para que o professor ―ideal seja responsável por encaminhamentos significativos que abarquem descobertas decisivas, momentos iluminadores, instigantes, hilários e ampliantes.This research is characterized as an exploratory study and focuses on how to ascertain the teacher's meaning in contemporary society, examining the importance of their image through the social representation made and reflected in the school. For such evidence, we start with the assertion that the teacher "good" teacher (professor ideal), has relevance for interpersonal relationships in the school environment as well as in academic and intellectual life of the student, later culminating in his social and professional life . Based on these aspects, we decided to do a study on this agenda. Data collection took place in a public high school in Pernambuco / Brazil. The target population of this study refers to 112 students totaling 03 classrooms of the public school during day and night periods. The data collection procedure consisted of two steps: The first stage of the research was exploratory in nature with the goal of providing a general explanation of the agenda through the delimitation of the study and literature review. The second stage of the research consisted of questionnaires, the results were exported to SPSS, considering the case of quantitative data. The study focused on the real and ideal teacher were erected around the analyzes related to the personal characteristics and personality, relationship and professional characteristics that teachers have. The data collected showed that the perception of students participating in the research, these aspects are interrelated, it is not possible to conceive them separately, because when together, contributes to the "ideal" teacher be responsible for referrals that cover significant discoveries decisive moments enlightening, provocative, hilarious and ampliantes.
Description: Orientação : Márcia Karina da Silva ; Co-orientação : Manuel Tavares Gomes
URI: http://hdl.handle.net/10437/4077
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
_Dissertação-2.pdf 1.820Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account