Aprender com os outros : uma estratégia para a inclusão de dois alunos com Perturbações no Desenvolvimento da Linguagem

DSpace/Manakin Repository

Aprender com os outros : uma estratégia para a inclusão de dois alunos com Perturbações no Desenvolvimento da Linguagem

Show full item record

Title: Aprender com os outros : uma estratégia para a inclusão de dois alunos com Perturbações no Desenvolvimento da Linguagem
Author: Sanches, Paulo António da Veiga
Abstract: O presente trabalho de intervenção, "Aprender com os outros - uma estratégia para a inclusão de dois alunos com perturbações no desenvolvimento da linguagem", fundamentou-se nos pressupostos e nos procedimentos da investigação - acção, centrou-se nas acções em áreas de maior e menor sucesso de dois alunos "Fábio" e o "Paulo", nomes fictícios, com dificuldades na linguagem, com implicação na leitura, na escrita e na socialização. O "Fábio" está diagnosticado com uma perturbação da comunicação de predomínio expressivo, perturbação articulatória mista. O "Paulo" está indicado com uma perturbação específica da linguagem que se reflecte ao nível articulatório e fonológico. O Projecto de Intervenção promoveu o sucesso na aprendizagem a uma turma do primeiro ano de escolaridade, onde estavam incluídos dois alunos com perturbações no desenvolvimento da linguagem. Implementámos estratégias de aprendizagem cooperativa numa perspectiva de educação inclusiva. Foram desenvolvidas actividades específicas para o desenvolvimento das competências cognitivas, comunicativas e sociais dos dois alunos. Para compreender a situação, aplicámos um conjunto de técnicas de recolha de dados, nomeadamente: a pesquisa documental, entrevistas, observação naturalista e a sociometria. Procedemos à análise e confronto da informação recolhida por cada um dos instrumentos, o que permitiu obter dados de caracterização relevantes para a elaboração de um plano de acção consentâneo às necessidades de mudança verificados. Posteriormente, aplicámos e avaliamos o plano de acção. Para atingirmos os objectivos do plano de acção, iniciámos um trabalho a pares e depois em pequenos grupos, para desta forma incluirmos o Fábio e o Paulo na dinâmica das aulas para que participassem nas actividades propostas, obtendo sucesso nas aprendizagens. Os objectivos definidos, bem como as actividades realizadas e avaliadas, implicando todos os intervenientes no processo, permitiram que o "Fábio" e o "Paulo" fizessem aprendizagens significativas nas áreas académicas, comunicação e social.This intervention work, "Learn from others - a strategy for the inclusion of two students with disorders in language development," was based on the assumptions and procedures of the action - research, focused on actions in areas of higher and two less successful students "Fábio" and "Paulo", fictitious names, with language difficulties, with implications in reading, writing and socializing. The "Fábio" is diagnosed with a communication disorder predominantly expressive mixed articulatory disturbance. The "Paulo" is indicated with a specific disorder of language that reflects the level of articulation and phonological. The Intervention Project promoted the learning success to a class of first grade, which included the two pupils with impaired language development. We have implemented cooperative learning strategies from the perspective of inclusive education. Activities were developed specifically for the development of cognitive skills, communication and social of the two students. To understand the situation, we applied a set of techniques for data collection, namely: the documentary research, interviews, naturalistic observation and sociometry. Proceed to the analysis and comparison of information collected by each instrument, which allowed to obtain characterization data relevant to the preparation of an action plan in line with changing needs checked. Subsequently, we applied and evaluated the action plan. To achieve the objectives of the Action Plan, we began work in pairs and then in small groups, so this way we include Fabio and Paul in the dynamics of classes to take part in the activities proposed, achieving success in learning. The objectives and activities undertaken and evaluated, involving all actors in the process, allowed the "Fabio" and "Paul" make significant learning in academic areas, and social communication.
Description: Orientação : Maria Odete Emygdio da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/4073
Date: 2013-10-30


Files in this item

Files Size Format View
tese imprimir.pdf 12.26Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account