A influência da doença oncológica pediátrica no auto conceito académico

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A influência da doença oncológica pediátrica no auto conceito académico

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dc.contributor.advisor Campos, Paula, orient.
dc.contributor.author Freitas, Francisco Miguel Ferraz de
dc.date.accessioned 2013-10-16T13:04:14Z
dc.date.available 2013-10-16T13:04:14Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4054
dc.description Orientação : Paula Campos ; Co-orientação : Carla Santos pt
dc.description.abstract Shavelson e Bolus (1982, cit.in Peixoto,2003), caracteriza o autoconceito como o conjunto de percepções que as pessoas possuem acerca de si próprias. Enquanto que Rosenberg (1979) se refere à auto-estima como a atitude global que a pessoa tem em relação a si própria, a qual implica um sentimento de valor. Estima-se que, no ano 2000, um em cada mil jovens adultos, entre 20 e 29 anos de idade, será um sobrevivente de cancro na infância (Varni, Katz, Colegrove & Dolgin, 1994), o que representará cerca de 210.000 indivíduos sobreviventes ao cancro na infância apenas nos Estados Unidos (Lozowski, 1993). Pretende-se comparar se os sobreviventes de cancro têm menor autoconceito, autoestima e autoconceito académico do que aqueles que nunca tiveram doença oncológica. O Estudo é quantitativo, transversal, correlacional e comparativo. Utilizou-se a escala de autoconceito e autoestima de Susan Harter (1998). pt
dc.description.abstract Shavelson and Blous (1982, cit. in Peixoto, 2003), defines selfconcept as a group of perceptions that people have about themselves. While Rosenberg (1979) mentions self-esteem as the global attitude one has with himself, which implies a feeling of value. It’s estimated that, in the year 2000, one young adult in every one thousand, aged between 20 and 29, will be a survivor of cancer during childhood (Varni, Katz, Colegrove & Dolgin, 1994), which will represent around 210.000 survivors of childhood cancer just in the United States (Lozowski, 1993). We wish to compare if the cancer survivors have less selfconcept, self-esteem and academic selfconcept than the ones who never had an oncologic disease. The study is quantitative, transverse, correlational and comparative. Susan Harter’s selfconcept and self-esteem scale (1998) was used for this study. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject PSICOLOGIA EDUCACIONAL pt
dc.subject CANCRO pt
dc.subject PEDIATRIA pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCATIONAL PSYCHOLOGY en
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pt
dc.title A influência da doença oncológica pediátrica no auto conceito académico pt
dc.type masterThesis pt


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