A PHDA como fator condicionante do sucesso escolar : estudo exploratório acerca das perceções dos Professores

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A PHDA como fator condicionante do sucesso escolar : estudo exploratório acerca das perceções dos Professores

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dc.contributor.advisor Campos, Paula, orient.
dc.contributor.author Couto, Mónica Alexandra da Silva Brites
dc.date.accessioned 2013-10-15T19:41:39Z
dc.date.available 2013-10-15T19:41:39Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4053
dc.description Orientação : Paula Campos ; Co-orientação : Carla Santos pt
dc.description.abstract A Perturbação de Hiperatividade com Défice da Atenção (PHDA) é uma das principais demandas da saúde mental, sendo um dos problemas mais estudados do desenvolvimento da infância e adolescência. Neste estudo, pretende-se refletir acerca da perceção que os professores têm sobre diferentes aspetos relacionados com esta problemática, desde logo, o seu nível de conhecimentos, a sua perceção acerca do condicionamento da PHDA na aprendizagem e as formas de intervenção que consideram mais apropriadas. Para tal, aplicou-se um questionário devidamente elaborado, tendo em conta os objetivos propostos. Participaram neste estudo 124 professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Os resultados mostram que os participantes têm conhecimento limitado, independentemente das habilitações académicas, do ciclo que lecionam e do tempo de serviço; conclui-se também que a PHDA condiciona a aprendizagem e é considerada grave. Demonstra-se, ainda, que os professores valorizam a intervenção familiar e individual. Devido aos avanços da PHDA no mundo científico, recomenda-se que se continuem estudos especialmente no que diz respeito à perceção dos professores. pt
dc.description.abstract The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the main quest in mental health, also it is the most studied problematic about childhood and adolescence development. This project, intends to reflect the perception that teachers have on different aspects of ADHD, therefore their level of knowledge, their perception about the conditioning of ADHD in learning and types of intervention that might be consider appropriate. For this purpose, it was applied a questionnaire elaborated targeting the main goals. There were 124 teachers from all levels of teaching. The results show the participants have limited knowledge independent, of their academic qualification, the level of teaching, the number of years at service; and the disabilities in learning are considered serious for ADHD. It is also shown that teachers value the individual and family intervention. The advances of ADHD in the scientific world are frequent, and it is recommended more studies about the perception of teachers in this subject. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject PSICOLOGIA EDUCACIONAL pt
dc.subject HIPERATIVIDADE pt
dc.subject HIPERATIVIDADE INFANTIL pt
dc.subject PROFESSORES pt
dc.subject PERCEÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCATION PSYCHOLOGY en
dc.subject HYPERACTIVITY en
dc.subject CHILD HYPERACTIVITY en
dc.subject TEACHERS en
dc.subject PERCEPTION en
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pt
dc.title A PHDA como fator condicionante do sucesso escolar : estudo exploratório acerca das perceções dos Professores pt
dc.type masterThesis pt


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